tipos de adjetivos em inglês

Quais os tipos de adjetivos em inglês e como utilizá-los em trabalhos científicos?

Quem deseja ingressar na Academia precisa focar na correta maneira de estudar para os testes de proficiência e de produzir textos acadêmicos, o que inclui o aprendizado dos tipos de adjetivos em inglês. Afinal, os adjetivos podem resumir a ideia central de uma frase e adicionar informações essenciais.

Além do mais, como o inglês é a terceira língua mais falada em todo mundo, de acordo com o livro Ethnologue: Languages of the World, é natural que ao estudar e pesquisar por textos acadêmicos a língua predominante seja isso, o que exige conhecimento e adaptação da linguagem de quem se aventura nessa área.

Percebeu o quanto que aprender mais sobre os tipos de adjetivos em inglês é indispensável para a área acadêmica? Continue conosco e tire as principais dúvidas sobre o assunto!

O que é um adjetivo?

Em resumo, adjetivos são as palavras responsáveis por caracterizar algo, atuando de forma complementar ao substantivo. Por exemplo, na frase ‘’she is beautiful’’, o adjetivo é ‘’beautiful’’, traduzido como ‘’linda’’, e ofereceu qualidade ao substantivo ‘’she’’.

Já você domina pelo menos o básico da língua inglesa, é provável que já conheça o adjetivo e substantivo mencionado, que são uns dos mais comuns da língua. Porém, a lista de adjetivos é extensa e inclui exemplos que muitos podem não conhecer, o que compromete toda a interpretação de uma frase em inglês. Em breve, falaremos sobre eles.

Quais os tipos de adjetivos em inglês?

Para facilitar a identificação desses termos, conhecer os principais tipos deles é fundamental. Acompanhe:

  • descritivos: adicionam informações e qualidades ao substantivo;
  • quantitativo: descrevem a quantidade de algo e respondem a perguntas como ‘’quanto/s?’’;
  • demonstrativo: descreve qual pronome ou substantivo você se refere e inclui termos como ‘’this’’, ‘’that’’, ‘’those’’ e ‘’these’’;
  • possessivo: descrevem algo a quem pertence e incluem termos como ‘’our’’, ‘’my’’, ‘’her’’ e ‘’their’’, por exemplo;
  • interrogativo: como o próprio nome sugere, esses adjetivos fazem questionamentos, como ‘’what’’, ‘’whose’’ e ‘’which’’;
  • Distributivo: servem para destacar pessoas ou itens, como ‘’each’’, ‘’any’’ e ‘’every’’;
  • artigo: servem para descrever a qual substantivo você se refere e existem três deles, ‘’a’’, ‘’an’’ e ‘’the’’.

Como classificar os adjetivos em inglês?

Conforme mencionado, os adjetivos podem oferecer diferentes ideias para caracterizar uma pessoa, lugar, objetivo etc. Além de influenciar no sentido, a classificação substantivo também influencia na posição do adjetivo na frase.

Quer dizer, se existir mais de um adjetivo, como na frase ‘’the new Brazilian song’’, por exemplo, é preciso obedecer a uma ordem de aplicação, de acordo com as ideias que os adjetivos representam. Confira abaixo a ordem:

  • ideia;
  • opinion;
  • size;
  • age;
  • shape;
  • color;
  • origin;
  • material;
  • porpuse/use.

Nesse sentido, o uso de adjetivos na frase em inglês que usamos de exemplo obedece à classificação: age, origin e noun. Outro caso que podemos mencionar para um melhor entendimento é o da frase ‘’a nice big round chair blue’’, que obedece à classificação: opinion, size, shape, color e material.

Quais são os graus dos adjetivos em inglês?

Quando é preciso classificar mais de um substantivo que tem a mesma qualidade em comum, os graus comparativos dos adjetivos entram em ação para ajudar nesse cenário, que é a única flexão sofrida pelos adjetivos em inglês. Eles são divididos em comparativos, normal e superlativos.

Grau normal

Nesse caso, o adjetivo é apresentado em sua forma básica, que são os mais simples de identificar, e servem para descrever algo. Como na frase ‘’I have a cat and it is white’’ ou ‘’I am happy’’.

Grau comparativo

Como o próprio nome sugere, os adjetivos flexionados nesse tipo de grau são utilizados para fazer comparações entre dois ou mais substantivos em relação a um adjetivo, o que pode indicar superioridade, igualdade ou inferioridade. Acompanhe abaixo o uso em cada tipo de situação:

  • grau de superioridade: I am funnier than her (eu sou mais divertida que ela.);
  • grau de inferioridade: Her friends is less funny than her (a amiga ela é menos bonita que ela.);
  • grau de igualdade: this girl is as funny as her friend (esta menina é tão divertida quanto a sua amiga.);

Grau superlativo

O grau superlativo intensifica a caracterização de alguma qualidade atribuída pelo adjetivo em relação a outro substantivo utilizado na frase de um mesmo segmento, grupo ou categoria. Essa intensidade pode ocorrer de forma superior ou inferior. Por exemplo:

  • Superioridade: this girl is the funniest of all (Essa garota é a mais divertida de todas.);
  • Inferioridade: this girl is the least fun off all (Essa garota é a menos divertida de todas.).

Essas regras ganham novas camadas quando os adjetivos descritivos têm três ou mais sílabas, o que retira o final ‘’er’’ e ‘’est’’, e em vez disso, recebe as palavras ‘’more’’ e ‘’most’’ antes.

Qual a diferença entre adjetivos e advérbios em inglês?

Como foi dito neste artigo, entender o que são os adjetivos e identificá-los no meio do texto é fundamental para que a ideia central seja captada, mesmo que não haja o domínio avançado do idioma — o que é ainda mais importante nos testes de proficiência para a área acadêmica, que costumam exigir mais a compreensão da ideia geral do que a fluência em si.

Assim, da mesma maneira, saber diferenciar adjetivos e advérbios é extremamente útil. Afinal, a função de ambos é bem parecida, o que pode levar a confusão de muitos. No entanto, lembre-se: enquanto os adjetivos focam na caracterização de substantivos (como coisas e pessoas), os advérbios falam sobre os verbos (as ações realizadas pelos substantivos).

Por exemplo, na frase ‘’I had a delicious Brazilian bread’’, ‘’delicious’’ qualificam o termo ‘’bread’’. Enquanto isso, a frase ‘’he is incredibly fast’’ tem o advérbio ‘’incredibly’’ modificando o adjetivo ‘’fast’’.

Percebeu como conhecer os tipos de adjetivos em inglês pode ajudar no seu melhor entendimento do idioma, consequentemente de textos acadêmicos, que boa parte deles contam com sua língua na escrita e até em testes de proficiência para ingresso em doutorado, mestrado etc.?

Então, aproveite a visita para entrar em contato conosco e aprimorar o seu conhecimento em inglês com o nosso curso!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.