qual é o significado de phd

Afinal, qual é o significado de PhD? Nós te explicamos!

Você já se perguntou sobre o significado de PhD? Entender do que se trata essa pós-graduação é interessante, principalmente, para o planejamento de seus estudos acadêmicos e de sua carreira após o bacharelado.

É possível traduzir PhD como “Doutor em Filosofia” (“Ph” de “Philosophy” e “D” de “Doctor”). No entanto, na prática, esse título vai bem além e não é destinado apenas aos profissionais especializados nessa área do conhecimento. Afinal, o termo “filosofia”, em grego, significa “amor pelo conhecimento”.

Por esse motivo, neste post, vamos explicar o significado de PhD e apresentar diversas outras curiosidades sobre o curso. Acompanhe e entenda mais sobre o assunto!

O que é e qual o significado de PhD?

Como visto, ser PhD não significa necessariamente ser um especialista em Filosofia. Na verdade, esse termo foi atribuído para fazer uma referência aos pensadores da antiguidade. Na Grécia Antiga, por exemplo, eram chamados de filósofos todos aqueles que tinham interesse em aprender mais sobre uma área.

De início, esse título era direcionado às pessoas que aprofundavam os seus estudos na área das Ciências Humanas, como na Alemanha do século XIX. Contudo, com o passar do tempo, o nome se expandiu para outras esferas do conhecimento, principalmente nos Estados Unidos.

Atualmente, no geral, ser um PhD em determinado assunto é praticamente o mesmo que ser doutor nessa mesma área. Ou seja, vamos pegar um exemplo de um físico que se especializou na Teoria de Cordas enquanto cursava o seu doutorado. Dessa maneira, ele é um PhD em Teoria de Cordas.

Em outras palavras, receber o título de PhD significa que, além de ser graduado, o indivíduo fez doutorado sobre um determinado tema, por isso, tem um nível acadêmico e conhecimentos mais profundos acerca desse assunto.

O doutorado é um tipo de pós-graduação stricto sensu, voltado para a carreira acadêmica. Desse modo, no Brasil, costuma ser indicado para aqueles que pretendem se especializar em uma área e ser professores universitários — em outros países, como os EUA, ele pode ser aplicado também para expandir os conhecimentos de uma profissão no mercado de trabalho.

O PhD tem seus trabalhos voltados para a pesquisa e descobertas sobre um tema científico de interesse. Além disso, existem diversos outros tipos de doutorados, como o EdD (Doutor em Educação), MD (Doutor em Medicina) ou JD (Doutor em Direito).

Assim, para receber esse título, é necessário ter concluído o doutorado, com a tese aprovada pela banca de avaliadores, além de ter domínio e habilidades sobre a pesquisa científica. No Brasil, as áreas que mais investem em PhD são:

  • Biologia;
  • Química;
  • Física;
  • Letras
  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • Farmacologia;
  • Saúde Pública;
  • entre outras.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que tenha um bacharelado completo pode fazer uma pós-graduação stricto sensu. Para chegar ao doutorado, na maioria das vezes, é necessário concluir o mestrado primeiramente — no entanto, existem algumas exceções que permitem ao aluno ir direto para o PhD, como quando é apresentado um projeto de pesquisa muito relevante, acompanhado de um excelente histórico acadêmico e profissional.

Para começar a especialização, é necessário apresentar um tema original para a tese e conseguir um orientador. Geralmente, também são avaliados os conhecimentos técnicos e teóricos do candidato em um exame.

Além disso, é necessário ter domínio comprovado em, pelo menos, um idioma estrangeiro — no entanto, é muito comum que seja solicitado mais de um, além do natural. Na maioria das vezes, o inglês é obrigatório, embora o espanhol e o francês também sejam frequentes. Aqui, é preciso apresentar o certificado dos testes de proficiência, como TOEFL, IELTS, entre outros.

Por fim, para conseguir um orientador na área de seu interesse, que oferecerá todo o suporte necessário para ter a tese aprovada, é importante ter um bom histórico acadêmico e demonstrar interesse e disponibilidade para focar nos estudos, além de apresentar habilidades com pesquisa científica.

Quanto tempo dura?

O tempo de duração de um curso de doutorado varia de acordo com a área e o tema escolhidos. No geral, ele pode durar entre 4 e 8 anos, até que toda a tese seja concluída e apresentada. Os primeiros anos são voltados para os estudos do conteúdo, enquanto os últimos focam na elaboração da dissertação.

Muitas vezes, é possível que o doutorando auxilie o seu orientador nas atividades universitárias. Por conta disso, pode atuar como monitor, dando aulas para os estudantes de graduação da instituição — essa prática é conhecida como estágio docência.

Qual a diferença entre mestrado, doutorado e PhD?

Essa pode ser uma grande dúvida entre muitas pessoas. Primeiramente, é comum achar que o PhD e o doutorado são modalidades diferentes de pós-graduação, o que não é verdade.

Além disso, eles se diferem do mestrado no objetivo do curso. Afinal, esse último se trata de uma possibilidade de expandir os seus conhecimentos sobre um assunto, porém, não se restringe apenas às pessoas que pretendem seguir carreira acadêmica.

Desse modo, existe o mestrado acadêmico e o profissionalizante. Esse último prepara o aluno para atingir postos de maior destaque no mercado de trabalho, por conta do conhecimento técnico adquirido durante a pós-graduação. Um dos tipos mais conhecidos é o MBA (Master in Business Administration), que permite aprofundar os estudos na área de administração de negócios.

Já o doutorado, como apontado anteriormente, no país, tem um foco maior na formação de profissionais aptos a exercerem uma carreira como professores, lecionando em universidades, muitas vezes, públicas.

Desse modo, para escolher uma das pós-graduações (ou ambas), é necessário ter em mente quais são as suas expectativas profissionais para o futuro. A partir dessa reflexão, é possível investir no que mais se encaixa nos seus desejos.

De qualquer forma, entender o significado de PhD tem muito a acrescentar na sua vida. Afinal, saber do que se trata essa modalidade de pós-graduação faz com que você consiga decidir melhor o que fazer quando concluir a graduação, assim como permite se preparar para o ingresso. Como visto, para iniciar um doutorado, é fundamental ter domínio em idiomas estrangeiros. Por isso, é importante começar a investir nesses conhecimentos desde já.

Gostou de saber mais sobre o significado de PhD? Então, acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de assuntos como este! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Parabéns a toda a equipe pelo conteúdo produzido muito bem elaborado.
    Edson Moreira.

    Gostei da informação …

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.