prova proficiencia da cultura inglesa mestrado teste

7 Dicas para Prova de Proficiência da Cultura Inglesa SP

A prova de Proficiência da Cultura Inglesa é uma avaliação importante e que pode ser utilizada por várias universidades do Brasil. No geral, tem duração de três horas e consiste em 50 questões de múltipla escolha sobre quatro textos de aproximadamente 500 palavras.

Isso é feito com o objetivo de avaliar a capacidade de leitura e compreensão em inglês do seu curso. Por essa razão, todos os textos são extraídos de livros e periódicos constantes da bibliografia típica do âmbito da pós-graduação.

Desse modo, para obter um bom resultado, é importante se aplicar e apostar em algumas ótimas dicas para se preparar corretamente. Neste post, você vai conhecer mais sobre o teste e aprender 7 truques incríveis a fim de se destacar. Acompanhe!

Saiba como é a prova de proficiência da Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa costuma elaborar e aplicar exames de proficiência em inglês em diversas instituições de ensino de São Paulo, a fim de alcançar os alunos que têm interesse de ingressar nos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado).

Esses testes visam avaliar se o indivíduo tem a preparação suficiente para suportar a alta demanda de leituras em inglês exigida pelo curso. Desse modo, a prova, no geral, implica a leitura e compreensão de artigos e textos escritos no outro idioma, relacionados à sua área técnica.

Além de ajudar a entrar no ensino de pós-graduação, diversas empresas, em especial as multinacionais, solicitam um bom desempenho nesse teste durante a contratação para altos cargos. Ou seja, ser fluente em inglês é uma necessidade atual, principalmente para se especializar em alguma área ou se destacar no mercado de trabalho, e a comprovação dessa habilidade é fundamental.

Desse modo, com os resultados do teste, são elaborados certificados com a avaliação dos níveis de capacidade de leitura, compreensão, expressão oral e escrita em inglês. No entanto, não há uma pontuação determinada para aprovação ou reprovação, tudo isso fica a critério de cada instituição ou empresa.

Confira 7 dicas importantes para se preparar

Tendo em vista a importância dessa prova para a carreira de um estudante, nada melhor que se preparar adequadamente para conseguir bons resultados e alcançar os seus objetivos profissionais.

A seguir, confira 7 dicas que podem ajudar no seu desempenho no teste!

1. Conheça o estilo da prova de proficiência da Cultura Inglesa

A Professora Marta Garcia fez uma análise detalhada das provas anteriores da Cultura Inglesa e verificou que são cobrados do aluno conhecimentos como interpretação de texto, vocabulário e gramática. No entanto, alguns pontos gramaticais específicos, de nível bem elevado, recebem ênfase. Por isso, o candidato deve focar mais nesses quesitos em seus estudos.

Em relação a esses conteúdos, os que mais apareceram nas provas foram:

– palavras de referência — as questões solicitam que o candidato saiba a que uma determinada palavra do texto se refere; por isso, ler, pelo menos, uma sentença antes do termo em questão ajuda a responder corretamente a pergunta;

– verbos modais — o aluno deverá saber exatamente o significado dos principais deles, como o must (deve), should (deveria), ought to (deveria), may (pode), might (poderia), can (pode), could (poderia) e shall (deve);

– conjunções e advérbios — conhecer as conjunções e os advérbios é algo fácil para o estudante e pode ajudá-lo a resolver algumas questões;

– tempos verbais e preposições — nesse caso, é importante ter domínio dos tempos verbais e das principais preposições.

2. Analise a prova de proficiência da Cultura Inglesa anterior

A Cultura Inglesa disponibiliza em seu site o modelo de prova, e isso pode ser uma carta na manga para o estudante. Afinal, conhecer a maneira como os assuntos são abordados facilita na hora do verdadeiro teste, evitando surpresas e contribuindo para um estudo com foco nos temas mais cobrados.

Sendo assim, faça, pelo menos, um simulado de um teste anterior e conheça o estilo da avaliação, assim como o nível que será cobrado. Além disso, não se esqueça de estudar por meio de provas que apresentam gabarito, para que você possa identificar os seus erros e acertos.

3. Elabore um plano de estudo

Pense nessa prova como uma grande batalha que precisa ser enfrentada. Você seria capaz de vencê-la sem estipular uma estratégia? Isso seria bastante improvável. Por isso, o planejamento se torna fundamental.

Para servir como um guia ao seu estudo, selecione os temas que precisam ser estudados ou revisados e os divida de acordo com o tempo que você tem até o exame. Nesse caso, é importante separar um horário em sua rotina para se dedicar exclusivamente a esses conteúdos e tentar cumprir o máximo possível do cronograma de estudos elaborado.

4. Pratique

Ler um conteúdo atrás do outro não é uma boa forma de estudo. O ideal é fazer uma leitura prévia e testar o que aprendeu por meio de exercícios. Adotar essa prática contribui para identificar com mais facilidade quais são os temas sobre os quais ainda não tem domínio. Com isso, você saberá que pontos precisam ser retomados e os assuntos acerca de que tem bastante conhecimento.

5. Faça revisões antes da prova

Uma ótima estratégia é deixar os últimos dias, ou semanas, que antecedem a prova especialmente para revisões. Desse modo, é importante se programar para ter estudado todo o conteúdo antes desse período.

Além disso, evite estudar ou, até mesmo, revisar no dia que antecede o teste. Isso não colabora para o aprendizado e, ainda por cima, atrapalha o seu relaxamento, que é um grande aliado do seu desempenho.

6. Prepare-se bem no dia anterior

Como visto, estar descansado é essencial. Dessa forma, separe esse dia para fazer algo relaxante e que ajude a descontrair. No entanto, evite exageros para não comprometer o seu estado na data da prova.

Para isso, você pode sair para se divertir com os amigos, passar um tempo com a família, maratonar uma série ou filme de que você gosta, praticar esportes ou algum hobby, entre várias outras opções.

7. Aposte no método de preparação de Inglês Instrumental

Para se preparar bem para o teste, é uma ótima ideia estudar somente a habilidade de leitura. Afinal, a conversação não é cobrada. Sendo assim, você pode contar com a ajuda de um método de preparação rápido e eficiente, que é o Curso de Inglês Instrumental específico para mestrados.

Geralmente, os cursos regulares de inglês dão muita ênfase à conversação, o que é útil para aprender o idioma, mas não para ser bem-sucedido em uma prova de proficiência. Já a abordagem desse curso é voltada para o ensino de técnicas de leitura e interpretação de textos alinhadas à sua área do conhecimento, pois isso colabora ao desenvolvimento do vocabulário que, por sua vez, é muito solicitado nas avaliações.

Conheça o curso preparatório para o Teste de Proficiência da Cultura Inglesa

Como um bom resultado no teste de proficiência da Cultura Inglesa pode abrir inúmeras portas para a sua vida profissional, é uma ótima ideia investir em tudo aquilo que pode contribuir para o seu aprendizado. Por isso, um curso preparatório surge como uma opção fundamental.

O curso Inglês Instrumental é totalmente online, o que permite montar o seu próprio horário e estudar quando puder, sem comprometer as demais tarefas do seu dia a dia. Além disso, ele é voltado para as pessoas que têm o objetivo de começar um mestrado ou doutorado.

Por esse motivo, conheça, a seguir, os diferenciais do curso preparatório para teste de proficiência do Inglês Instrumental!

Curso específico e alinhado ao objetivo do aluno

Como ele é voltado para alunos que estão para iniciar uma pós-graduação stricto sensu, o seu conteúdo programático é alinhado às necessidades do seu público. Desse modo, as aulas dão foco naquilo que costuma ser cobrado com mais frequência nos exames de proficiência, como o da Cultura Inglesa, e abordam vários artigos de ensino superior.

Sendo assim, ele é mais específico que as demais escolas de idiomas, que buscam apenas ensinar a língua inglesa, mas não oferecem tantas opções favoráveis à preparação para uma prova de proficiência.

Certificação importante

Além desses benefícios, o curso Inglês Instrumental oferece um certificado de proficiência em leitura no fim da carga horária, de acordo com a nota do exercício final. Isso é vantajoso, pois diversas instituições de mestrado e doutorado aceitam esse documento em substituição à prova.

Por isso, procure se informar se o local onde você pretende realizar a sua pós-graduação adota esse método em seu processo seletivo e aproveite a oportunidade de concluir mais esse requisito.

Veja as instituições que utilizam essa prova em seu processo seletivo

Como visto, são muitas as instituições do estado de São Paulo que utilizam a prova de proficiência da Cultura Inglesa em seu processo seletivo. Algumas delas são a(o):

Faculdade de Medicina da USP;

Escola Paulista de Medicina da UNIFESP;

Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP;

Faculdade de Medicina do ABC;

Instituto de Psicologia da USP;

Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo;

Faculdade de Saúde Pública da USP;

SBIB do Hospital Albert Einstein;

Instituto Dante Pazanesse de Cardiologia;

Instituto de Medicina Tropical;

Hospital do Servidor Público.

Sendo assim, confira se a instituição na qual pretende participar do processo seletivo para a pós-graduação está na lista e se inscreva já para a prova de proficiência da Cultura Inglesa. Além disso, não deixe de iniciar o quanto antes a sua preparação, a fim de ter um ótimo desempenho no exame e fique atento às nossas dicas.

Gostou das informações deste post? Então, aprimore os seus estudos realizando simulados. Para isso, confira 30 modelos de provas de proficiência de inglês para mestrados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.