objetivos gerais e específicos da dissertação

Compreenda o que são os objetivos gerais e específicos da dissertação

Foi fazer uma dissertação e já travou quando foi fazer os objetivos gerais e específicos? Você está confuso e não sabe o que fazer? Após a construção da seção de introdução do seu TCC, é a vez da definição e escrita dos objetivos específico e geral.

Os objetivos gerais e específicos são responsáveis por apresentar o norte da pesquisa e os resultados aguardados com o trabalho acadêmico. Mas vocês sabe o que são esses objetivos?

Neste post, tiraremos suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que são objetivos gerais e específicos?

Objetivos gerais

É a tese principal do estudo e deve apresentar de forma clara a proposta do trabalho. Levando em conta que ele deve traçar o propósito da dissertação, ela precisa conter um problema ou uma hipótese que será investigada e também delimitar o escopo daquele tema, fazendo com que ele fique o mais claro possível o que se espera atingir com o trabalho acadêmico.

É importante ressaltar que esse objetivo precisa estar alinhado com o objetivo que você colocou no resumo. Além disso, na escrita do objetivo geral, começa-se sempre com verbos na forma do infinitivo, por exemplo: investigar, avaliar, comparar, etc.

Objetivos específicos

Já no objetivo específico, será preciso desmembrar o objetivo geral, explicando como vai alcança-lo por meio de diferentes procedimentos. Ele apresenta de modo detalhado os resultados a serem alcançados, por meio de uma dissertação. Depois disso, existe uma especificação mais detalhada sobre todas as etapas que devem estar na pesquisa.

O fato é que é bem simples a lógica para compreender o papel dos objetivos específicos. Isso pois, basta ter em mente que eles representam a sequência dos elementos importantes para alcançar o objetivo geral. É como se eles orientassem a execução de toda sua dissertação, identificando assim todo processo feito.

Como especificá-los no projeto e como usá-los?

Objetivos gerais

Pense no seguinte tema com o objetivo geral de: “Auxiliar estudantes de medicina em seus trabalhos acadêmicos e pesquisas”.

Neste cenário, quem lê este objetivo logo compreenderá do que se trata a dissertação.

  • finalidade da dissertação: auxiliar estudantes;
  • delimitação: em trabalhos acadêmicos e pesquisas.

Igualmente em um TCC ou trabalho acadêmico isso deve ocorrer também. Ao ler o seu objetivo específico já se deve entender com clareza do que ele se trata.

Objetivos específicos

Já os objetivos específicos devem especificar de modo mais detalhado as ideias do projeto. Dessa forma, relacionar o objeto estudado com suas particularidades e identificar exatamente quais são os resultados desejados.

Usando o mesmo exemplo do objetivo geral, o seu objetivo específico poderia ser o seguinte: “Auxiliar estudantes de medicina com as normas ABNT em trabalhos acadêmicos e pesquisas”.

Por fim, ao definir os objetivos gerais e específicos fica bem claro o que o pesquisador deseja atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivos são sinônimos de meta e tem como papel dar um norte aos conteúdos. O fato é que os objetivos, definidos com toda coerência, prendem a atenção do leitor, fazendo com que ele fique em sintonia com o desenrolar de toda a sua dissertação.

Viu como os objetivos gerais e específicos são importantes na dissertação? Aproveite para ler também “Aprenda a Diferença entre Tese de Mestrado, Dissertação e Monografia. Confira também os passos para fazer uma tese de mestrado nota máxima!” e fique mais bem informado sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.