Logomarca curso Marta Garcia
o que é método experimental

Afinal, o que é o método experimental? Entenda aqui!

O método experimental é provavelmente o mais inovador entre outros métodos de pesquisa, havendo uma variedade de abordagens para o processo. Os mais comuns são os métodos de abordagens qualitativas e quantitativas. Todavia, é difícil trazer inovação utilizando esses procedimentos tradicionais.

No geral, este tipo de abordagem é a direção que o aluno utilizará para conseguir atingir o objetivo central da sua pesquisa científica. Além disso, é uma forma de apresentar um estudo mais atualizado ou mostrar o melhor de sua inteligência e mente interrogativa. Porém, ainda surgem algumas dúvidas a respeito do tema, entre os estudantes.

Neste post, daremos algumas dicas de como aplicar esse tipo de abordagem e falaremos sobre suas vantagens em uma pesquisa. Acompanhe!

Como aplicar o método experimental?

Agora é muito importante saber como aplicar este tipo de abordagem em sua pesquisa. Conheça alguns passos!

Definir o conceito

Para dar início ao método experimental, é preciso determinar o seu escopo. Ou seja, é essencial ter o problema de pesquisa em mente, além dos seus objetivos gerais e a delimitação do tema do trabalho científico.

Se planejar

Com o conceito definido, é preciso definir o projeto do método experimental. Nesse passo da aplicação, é importante preparar a instrumentação da metodologia, estabelecendo as variáveis utilizadas, por exemplo. Inclusive, nessa etapa é feita a avaliação de ameaças ao experimento.

Analisar os dados coletados

Com o conceito definido e projeto definido, é necessário realizar a coleta de dados com base em estatísticas, a fim de dar mais embasamento científico ao trabalho.

Apresentar os resultados

Após realizar as etapas anteriores, é o momento de apresentar, comparar e descrever todos os resultados obtidos.

Quais as vantagens desse método?

O método experimental traz muitas vantagens para o trabalho científico. Algumas delas são:

Precisão de dados

Obter dados mais precisos é a primeira grande vantagem dessa metodologia. Claro que isso dependerá do modo como as condições do método foram preparadas! O fato é que dentro de parâmetros e limites determinados, o estudante pode se sentir seguro com os dados obtidos, em termos de precisão.

Em seu contexto, esse método é mais controlado, possibilitando a exclusão de elementos de interferência externos na pesquisa.

Cumprir objetivos

Devido ao fato de o método experimental viabilizar um alto nível de controle, ele pode produzir resultados mais relevantes e específicos, cumprindo os objetivos definidos. É possível determinar o sucesso ou o fracasso, tornando possível entender a validade de uma teoria ou ideia, em um período de tempo bem menor em comparação com outros métodos.

Maior flexibilidade

Outra grande vantagem da metodologia é a possibilidade de repetições, viabilizando o esclarecimento de dados que não foram retificados, para mudar as condições do teste. Inclusive, essa flexibilidade para retificar os processos possibilitam o rastreamento da dinâmica das alterações feitas, em determinadas peculiaridades e características do objeto de pesquisa.

Agora você sabe como aplicar o método experimental e como ele pode ser vantajoso em sua pesquisa. O fato é que ele ajuda a desenvolver e aprofundar a compreensão do mundo do aluno e apresenta um papel primordial no cenário de desenvolvimento de hipóteses e teorias do trabalho científico.

Curtiu nosso post? Então deixa um comentário me dizendo o que achou.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.