metodologia científica

Passo a passo: aprenda como fazer a metodologia do trabalho científico

Aprender como fazer metodologia científica é um passo importante na vida acadêmica, pois, a partir disso, é possível desenvolver uma pesquisa bem estruturada e de qualidade. Atingir esse objetivo é importante tanto para os autores do conteúdo, que precisam seguir uma série de etapas, quanto para os leitores, que podem olhar o material produzido com mais credibilidade. Isso é especialmente útil na hora da avaliação pelas bancas.

Engenheiros civis precisam obedecer a uma série de etapas para uma construção segura, assim como um médico deve ser cuidado e seguir fases antes de diagnosticar um paciente, por exemplo. A mesma lógica se aplica à elaboração de textos científicos, que precisa contar com a metodologia científica para que o trabalho seja legitimado e construído de forma sistemática.

Entender o que é e para que serve são passos indispensáveis antes de aprender como fazer metodologia. Por isso, acompanhe, a seguir, mais informações sobre o assunto!

O que é a metodologia científica?

A metodologia científica é a estratégia escolhida para o desenvolvimento de uma pesquisa, que pode ser explicativa, descritiva, quantitativa, qualitativa, exploratória etc. Seja como for, para que o seu trabalho tenha embasamento e credibilidade, é preciso adotar padrões e regras rígidas, que correspondem a um caminho sistemático para se chegar em uma conclusão. Nesse sentido, existem diferentes métodos que podem ser adotados:

  • método indutivo: baseado em dados específicos que levam a conclusões gerais, como amostras de uma população sobre intenção de voto;
  • método dedutivo: parte de dados gerais para tirar conclusões específicas;
  • método comparativo: análise de similaridade e diferenças entre fatos, classes, indivíduos, fenômenos etc;
  • método histórico: busca o entendimento de contextos passados na influência de situações presentes;
  • método tipológico: cria modelos ou tipos ideias para serem baseados e servir de estudo para movimentos complexos.

Qual a importância da metodologia científica?

Pesquisas científicas e metodologia precisam caminhar lado a lado, já que as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige isso no desenvolvimento do TCC ou de monografias, por exemplo. Porém, a importância da metodologia científica não se restringe a isso: a partir dela, é possível definir um caminho seguro, objetivo e embasado para se seguir no desenvolvimento da pesquisa, para que o objetivo dela seja atingido.

Caso contrário, sem adotar e seguir um conjunto de técnicas e métodos, o texto construído terá mais base em intuições e achismo, tirando a devida credibilidade necessária para aprovação.

Além disso, saiba que a partir do uso e do bom desenvolvimento da metodologia, o estudo construído pode ser falseado no decorrer da pesquisa. Isso significa que outras pessoas podem encontrar conclusões distantes da sua ao seguirem o mesmo método, tornando a hipótese falsa.

Como fazer metodologia científica?

Diante da importância e até da obrigatoriedade do cumprimento desse conjunto de técnicas, é preciso aprender quais são os passos necessários para construção dessa estratégia. Por isso, listamos algumas recomendações.

Preste atenção aos tipos de metodologias

Assim como existem diferentes tipos de pesquisas científicas, que variam de acordo com a contribuição trazida para a ciência, quanto aos objetivos ou abordagem do problema, as metodologias também podem ser diversas e variadas. Esses tipos incluem, além das já citadas, métodos de abordagem, entrevista, análises de documentos etc.

A escolha adequada deve levar em consideração o tipo de pesquisa adotada, os dados disponíveis, a quantidade de pessoas envolvidas na produção do texto, o prazo necessário para a entrega, recursos financeiros disponíveis etc.

Existem diferentes procedimentos técnicos que podem ser utilizados na metodologia. Alguns deles surgem a partir de estudos documentais, experimentais e bibliográficos. O segundo grupo desse tipo de procedimento técnico é realizado por meio de dados fornecidos por pessoas, como levantamento, estudo de campo, corte, caso etc.

Considere técnicas de análise de dados

A análise de dados é uma técnica preciosa quando se trata da formulação de ideias e hipóteses que precisam de meio para chegar em alguma conclusão. Esses dados podem ser coletados por meio de entrevistas, observações, questionários, pesquisas bibliográficas etc. A análise e a interpretação do que foi coletado ocorrem a partir da articulação com métodos e teorias específicas.

O pesquisador é livre para escolher o tipo de coleta e método de análise que preferir. No entanto, seja qual for a decisão, ela precisa ser coerente, objetiva, original e confiável. Um exemplo de como isso pode ocorrer na prática é analisar os principais indicadores educacionais do Brasil e fazer um paralelo disso com a metodologia de ensino de Paulo Freire.

Porém, para o sucesso da análise de dados, é preciso redobrar a atenção com a capacidade de análise, já que a simples coleta é insuficiente para chegar a alguma conclusão. Assim, definir os métodos e escolher bem os conceitos necessários para interpretação dos dados é essencial.

Defina o problema de pesquisa

A definição do problema de pesquisa contribui para a delimitação do tema, para que o pesquisador não fuja do que foi proposto e dedique o trabalho às metodologias corretas. Afinal, dependendo do tema, inúmeros materiais costumam ser encontrados.

A definição do problema ajuda na objetividade e praticidade do desenvolvimento. Além disso, sua ideia inicial de pesquisa pode não ser possível pela limitação de tempo, dados ou recursos financeiros, por exemplo. Definir o problema com precisão evita que situações como essas ocorram tardiamente, dificultando a continuidade da pesquisa.

Elabore um método de trabalho

Fazendo analogia da pesquisa científica com a construção de uma casa, sabemos que é preciso definir onde será o bairro, quantos cômodos devem existir e muitos outros fatores. Tudo isso pode ser comparado com o problema de pesquisa, que precisa de limitações.

Do mesmo modo, ao construir uma casa, é necessário definir a equipe envolvida na obra, em quais horários o trabalho deve ocorrer, quais métodos os profissionais utilizarão etc. No desenvolvimento da pesquisa científica, elaborar o método de trabalho, que defina o melhor caminho para resolver o problema de pesquisa, é indispensável para ter melhores resultados.

Além dos passos mencionados acima, aprender como fazer metodologia também envolve a análise da fundamentação teórica, questões de amostragem e outros fatores. Após o desenvolvimento da metodologia, é preciso realizar a análise que coloca todo esse conhecimento em prática e, depois, a conclusão a que você chegou. Não pense que se trata de um bicho de sete cabeças. Foque seu objetivo e faça o melhor possível, dentro das circunstâncias.

Que tal começar a aprender mais sobre o assunto desde já? Confira nosso post sobre como escrever um artigo científico.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.