Logomarca curso Marta Garcia
mestrado no exterior

Quais são os tipos de mestrado no exterior? Conheça aqui!

Não há como discordar que fazer mestrado no exterior representa uma oportunidade que vai muito além da especialização em uma área do conhecimento para aprofundar o que já havia sido adquirido na primeira graduação. A experiência de viver esses benefícios fora do país pode ampliar ainda mais a bagagem cultural de cada um e a qualificação profissional.

Isso porque, a oportunidade de vivenciar uma especialização na área em um país diferente permite que você entre em contato com multinacionais, clientes e bagagens culturais completamente opostas à do próprio país, o que torna o conhecimento do indivíduo mais diverso e a mente mais aberta, requisitos fundamentais no mercado de trabalho atual, e também auxilie na maior autonomia.

Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre os tipos de mestrado no exterior para que você fique por dentro do assunto. Esse é o seu objetivo? Então continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de mestrado no exterior?

De modo geral, a pós-graduação no Brasil e no exterior podem ser bem parecidas, mas existem particularidades, especialmente em relação ao mestrado, que é recomendado você conhecer. Quer dizer, existe mestrado no exterior organizado por área de atuação profissional, outros mais especializados e profissionais, alguns organizados por requisito de entrada etc.

Quais são os mestrados organizados por área?

Não existe um sistema que padronize todos os mestrados organizados por área, o que torna natural a variação de nomenclatura e conteúdos do curso. Mas de forma geral, reunimos as informações a seguir.

Mestrado de Artes

Normalmente, entram nessa categoria as disciplinas de comunicação, letras, educação, linguística, literatura, geografia, ciências sociais, história e música. Os estudantes são ensinados no formato de seminários e palestras. O método avaliativo fica por conta de dissertações, baseadas em projetos de pesquisa.

Mestrado de Ciências

Normalmente, se encaixam nesse tipo de mestrado as disciplinas de biologia, química, estatística, saúde e engenharia. Apesar disso, algumas áreas da Economia e Ciências Sociais também podem fazer parte desse tipo de estudo. O peso do mestrado de ciências para o mercado varia para cada instituição, podendo ter um caráter mais de pesquisa, por exemplo.

Mestrado de Pesquisa

É voltado especialmente para quem deseja trabalhar com pesquisa na área acadêmica, tendo com enfoque nesse quesito muito maior do que os mestrados anteriores. Para fazer uma escolha acertada, é sempre válido analisar com profundidade o conteúdo dos cursos.

Quais são os mestrados no exterior especializados e os profissionais?

Trata-se do tipo de mestrado voltado para uma área profissional específica, focando no desenvolvimento da carreira do indivíduo.

MBA

Os conteúdos desse tipo de curso são voltados para Negócios e Gerenciamento, sendo possível de serem aplicados em diferentes tipos de carreiras.

MPA

É bem parecido com o MBA, com a diferença que é voltado para a instrução profissional para instituições públicas, permitindo aos estudantes especializações no meio ambiente, tecnologia, administração internacional etc.

Além desses, existem outros mestrados profissionais, como MAT, MIT, MEd, MAEd e MSEd, que são voltados para a educação e procura formar novos professores ou especializar os já atuantes na área.

Quais são os mestrados no exterior por requisitos de entrada?

Esse é o tipo de mestrado que costuma exigir o bacharel em alguma área e alguns ainda exigem determinada experiência profissional.

  • Pós-graduação: é aberto para qualquer pessoa que tenha um bacharel;
  • Mestrado em Negócios ou Gestão: costumam ter como requisitos a experiência profissional, alguns exigem diploma de bacharel etc.;
  • Mestrado executivo: indicado para profissionais no meio da carreira e exigem experiência profissional significativa;
  •  pós-graduação em pesquisa: exige diploma de bacharel com forte enfoque em pesquisas ou uma alta quantidade de artigos acadêmicos publicados;
  • mestrado integrados: acontece logo após e de modo integrado à graduação.

Percebeu como vale a pena e as diferentes possibilidades com o mestrado no exterior? Para realizar esse sonho, comece definindo o destino que mais corresponde a seus objetivos profissionais e pesquise pelo processo seletivo desse tipo dos tipos de instituições possíveis.

Gostou do nosso conteúdo e quer continuar por dentro das atualizações? Assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.