melhor método de aprender inglês

Qual o o melhor método para aprender inglês? Venha descobrir!

Considerando a relevância da língua mais falada no mundo, possivelmente você já se perguntou qual o melhor método para aprender inglês. Essa é uma daquelas perguntas que valem 1 milhão de dólares, já que contar com uma metodologia de ensino de qualidade faz toda diferença na aprendizagem, o que é útil na vida pessoal, acadêmica e profissional.

Se até agora você continuou a leitura imaginando que o melhor jeito de estudar inglês varia para cada pessoa e objetivo, acertou. Por exemplo, quem deseja ingressar na vida acadêmica — o que exige o conhecimento de uma língua estrangeira — precisa se concentrar em técnicas específicas.

Seja qual for o seu objetivo, você pode descobrir qual o melhor método para aprender inglês, a partir da lista que preparamos, e fazer sua escolha. Continue a leitura e saiba mais!

Qual o melhor método para aprender inglês?

Além da relevância que o aprendizado da língua inglesa pode proporcionar, saiba que estudar esse idioma também é recomendado porque envolve 750.000 palavras que podem ser ditas de diferentes formas e pronúncias.

Tradicional (Gramática e Tradução)

A abordagem clássica da metodologia tradicional já foi muito popular, especialmente no ensino de línguas mortas, como o latim. A partir dela, os alunos que tivessem um bom desempenho conseguiam ler e traduzir textos nesses idiomas. Porém, como a abordagem não era utilizada de forma prática, as habilidades de comunicação não eram desenvolvidas.

Assim, com o tempo, a metodologia tradicional foi sendo percebida como ultrapassada, devido às suas limitações, e hoje em dia é pouco usual no ensino de línguas modernas, como o inglês. Ainda assim, muitas instituições e até professores particulares adotam esse método, que costuma conduzir as aulas na língua nativa, como o português, no caso dos alunos brasileiros.

Isso por si só já diminui o contato com o idioma estrangeiro e dificulta a adesão à linguagem. Juntamente disso, as aulas utilizam exercícios e lições que visam o ensino de regras gramaticais, tradução de textos propostos pelo professor, memorização de lista de palavras etc.

Uso do inglês de forma natural

Conforme mencionado anteriormente, o uso da língua nativa pelos professores na maior parte do tempo limita a adesão da língua estrangeira, já que é preciso se naturalizar com ela para um melhor entendimento e fluência.

Por esse motivo, existe o método que usa o inglês de forma natural: os estudantes são incentivados a pensar em todas as conversações neste idioma, da mesma maneira que ocorre com a língua materna.

Para isso, as aulas são ministradas por associação, que ocorre com o estímulo de recursos visuais de objetos e ilustrações para o entendimento do que está sendo dito no idioma estrangeiro. Ainda há o uso de mímica e práticas de conversação entre professores e alunos, além de entre os próprios colegas de classe, pois são técnicas bem-vindas para a maior naturalização da língua.

Grupos de conversação

Como se ouvir não é suficiente para o aprendizado efetivo da língua inglesa, contar com metodologias que estimulem a participação ativa costumam trazer melhores resultados. É o caso dos grupos de conversação, em que o professor em vez de ser o personagem central do ensino, atua como um mediador, observando e corrigindo os alunos à medida que praticam.

Dessa maneira, o docente facilita a aprendizagem e não centraliza o conhecimento. Essa técnica, por mais que tenha seus benefícios, pode fazer com que o aluno se distraia facilmente ou que fique com dúvidas por vergonha de compartilhar.

Por esse motivo, ter o professor mediando é útil também na identificação das necessidades individuais dos alunos e gerais da turma, podendo até sugerir atividades e interações personalizadas, de acordo com o que for identificado como necessário.

Inglês Como Segunda Língua (ESL)

O método ESL é um dos mais modernos e visa a aprendizagem na língua inglesa a partir de uma imersão quase completa no idioma. Lembra quando falamos da importância de naturalizar a língua para aumentar as chances de fluência? É exatamente assim que o ESL funciona, atuando quase como se o aluno estivesse tendo aulas no exterior, em que a língua mais falada fosse o inglês.

Ambientes pensados dessa forma, além de naturalizar a língua, ajudam os estudantes a se familiarizar cada vez mais com as pronúncias e diferentes significados que uma mesma palavra pode ter e contribui para que eles saiam da zona de conforto. Assim, mesmo que eles fiquem com medo e vergonha de falar errado, ou até se sintam desmotivados para traduzir, vão precisar seguir esse caminho para evoluir na metodologia.

Inglês Instrumental – Melhor método para aprender inglês em leitura

O Inglês Instrumental tem como princípio o ensino da língua para propósitos específicos, o que torna o método especialmente útil e procura por profissionais que precisam utilizar o inglês nos negócios. Então, as técnicas focam em vocabulários e pontos específicos de uma área de trabalho para que o aprendizado seja mais rápido.

Por exemplo, existem inúmeros termos da área da saúde, que são trabalhados com frequência em séries de TV, como Greys Anatomy. Enquanto isso, séries como Friends abordam temáticas cotidianas. Se você precisar aprender de forma rápida o inglês para trabalhar com medicina, qual série escolheria assistir?

É justamente seguindo essa lógica que o Inglês Instrumental atual. Para isso, o ensino consiste mais no reading do que no speaking, considerando a possível maior necessidade da compreensão de livros e artigos científicos escritos na língua estrangeira.

Dessa maneira, se o seu objetivo principal é estudar para provas de concurso, mestrado, doutorado e vestibulares, ou até mesmo participar de projetos de extensão, o Inglês Instrumental pode ser a escolha mais adequada.

Percebeu como é importante ter os objetivos definidos antes de pensar em qual é o melhor método para aprender inglês? A partir disso, fica mais fácil procurar um curso que englobe tais necessidades e não frustre suas expectativas. Nesse sentido, o Curso Marta Garcia é especializado em inglês técnico para provas de mestrado e doutorado, além de oferecer um atendimento personalizado para cada objetivo.

Então, gostou do post e quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post sobre o curso de inglês instrumental e continue aprendendo sobre as metodologias de ensino!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.