Logomarca curso Marta Garcia
exame de proficiência online inglês

Afinal, é possível fazer um exame de proficiência online? Saiba

Muitos mestrados e doutorados estão realizando o exame de proficiência em inglês para suas seleções no formato online. Dois bons exemplos são o TEAP e o DLLE (Universidade Federal de Santa Catarina)

O exame de proficiência visa identificar a competência de um aluno em determinada área. Normalmente, eles são mais associados ao teste de fluência em determinada língua estrangeira. Isso porque é preciso ter esse domínio para ingressar em uma universidade internacional, entrar no mestrado etc.

Mas, você sabia que é possível realizar o exame de proficiência online? Para muitas pessoas, essa modalidade além de mais prática, econômica e rápida, contribui para um maior relaxamento. Afinal, você fica no conforto da sua casa e pode realizar a prova com mais tranquilidade.

Percebeu as vantagens por trás do exame de proficiência? No entanto, desde já saiba que é preciso conhecer algumas particularidades sobre esse tipo de teste, especialmente o feito remotamente. Por esse motivo, preparamos o artigo. Acompanhe e saiba mais!

O que é um exame de proficiência?

Primeiro, é válido reforçar o conceito de exame de proficiência, que foi adiantado inicialmente. Trata-se de um procedimento que averigua as capacidades do aluno em determinada área. É o que ocorre no Enem, que avalia o conhecimento de um estudante a respeito dos assuntos trabalhados no Ensino Médio.

Porém, existe o exame de proficiência específico para avaliar o conhecimento da língua estrangeira. Nesse caso, costumam ser avaliados diferentes aspectos da comunicação em outro idioma. É o caso da conversação, audição, leitura e escrita.

A partir do desempenho obtido por cada pessoa, é possível ganhar ou não certificado que ateste a dominância em determinada área. Isso serve como um valor formal de proficiência na língua estrangeira.

Para atingir esse objetivo, cada exame estabelece os seus critérios. No entanto, a pontuação mínima para aprovação pode depender da empresa ou instituição que o estudante se candidata. E ainda, existe a possibilidade do próprio exame exigir uma nota média para emitir o certificado.

Qual a importância do exame de proficiência?

Você já percebeu que o exame de proficiência é um mecanismo de comprovar formalmente a capacidade de alguém em determinada área. Isso porque, muitas empresas e instituições exigem a dominância em línguas estrangeiras por elas serem usadas de alguma maneira.

É o caso do ingresso em mestrados e doutorados, que por terem muitas obras e estudos científicos principalmente em inglês, exigem o conhecimento na leitura desse idioma. Do mesmo modo, programas de intercâmbio e vagas de emprego no exterior também devem exigir esse conhecimento.

De fato, atualmente existem aplicativos e outros recursos tecnológicos que facilitam e muito a vida de quem não tem domínio em outro idioma. No entanto, para uma experiência mais fluida nesse tipo de programas citados, a fluência na língua estrangeira é o melhor caminho.

Se você negligenciar esse tipo de conhecimento, quem concorre na mesma vaga que a sua e obteve o certificado de proficiência, pode ficar no seu lugar. Assim, melhor não entregar os seus desejos e sonhos tão facilmente, correto? Afinal, especialmente quando se tratam de empresas multinacionais e instituições muito concorridas, essa certificação é um diferencial competitivo e tanto.

É possível fazer o exame de proficiência online?

Conforme mencionado, o exame de proficiência pode ser feito online. Porém, não pense que essa flexibilidade na prova reduz a qualidade ou até mesmo o nível de rigidez dos exames. Existem diversas opções populares e bem avaliadas que possibilitam isso. Acompanhe!

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo tão popular que chegou a 300 milhões de downloads sem propaganda nenhuma. As principais justificativas para isso são a sua interface simples, intuitiva, aulas e testes didáticos. Assim, o Duolingo lembra um jogo divertido e faz o estudo de língua estrangeira parecer muito mais divertido.

Todas as aulas podem ser aproveitadas de forma gratuita, o que fornece aos usuários além de um exame de proficiência online, diversas aulas para potencializar o conhecimento no idioma. Outro ponto positivo é acompanhar instantaneamente a sua pontuação no ‘’jogo’’, que registra o nível de domínio no assunto. Isso pode incluir entendimento em palavras cognatas, ortografia etc.

Outro ponto positivo desse aplicativo é que mais de 1000 instituições em todo mundo aceitam o exame de proficiência fornecido por ele. Entre elas, algumas das mais conhecidas e bem qualificadas, como Yale University, Duke University e Johns Hopkins.

Para isso, é necessário apenas que o candidato tenha um equipamento com microfone e webcam, já que as conversações também serão avaliadas no teste. Ele é dividido em três etapas: configuração rápida, teste adaptativo e entrevista em vídeo. O investimento nessa avaliação é de R$257,02, conforme atualizações de 2020.

EFSet

Outro teste de proficiência online bem requisito é o EFSet, produto da EF Education First, uma corporação global formada por especialistas em idiomas. Assim, o exame adotado por essa empresa também foi desenvolvido por especialistas que avaliam o inglês.

Outros pontos positivos do EFSet e que valem a pena serem mencionados é que não precisa ser pago para ter acesso ao exame. Isso porque a EF Education First entende que essa característica poderia reduzir a confiança em resultados mais precisos. Logo, isso dificultaria a experiência de aprendizado no idioma.

Quanto a isso, saiba que o teste pode ser realizado na versão mais curta e rápida, com cerca de 15 minutos de duração, ou na versão mais completa, que dura 50 minutos. Nesse último caso, é possível obter uma certificação que atesta o conhecimento do candidato. Tudo isso pode ser realizado em qualquer dispositivo, como computador, tablet ou celular.

Testden

Digamos que o Testden seja um exame intermediário e que serve de preparação para o TOEFL, que é um dos testes mais conhecidos quando o assunto é avaliar o nível de inglês. Em muitos casos, algumas instituições existem que o exame de proficiência seja realizado por essa empresa, principalmente em quem deseja entrar em vagas dentro dos Estados Unidos.

Assim, o Testden disponibiliza três simulados com questões parecidas com o TOEFL ou até mesmo algumas que já foram utilizadas em edições anteriores. Dessa maneira, o Testden prepara você para quando precisar realizar o teste presencial do TOEFL e até testar o seu nível de conhecimento.

English-test

Outro exemplo de exame de proficiência online e gratuito é o English-test. Ele é especialmente benéfico para que candidatos se preparem e avaliem o seu grau de conhecimento com relação ao listening em inglês. Isso porque a prova é muito focada no entendimento da escuta desse idioma.

Para isso, existem centenas de áudios que foram utilizados em edições anteriores e podem auxiliar nesse objetivo. Tudo isso pode ser testado e analisado no mesmo instante pelo aluno, o que tende a potencializar o conhecimento na área. Quer uma dica para isso? Conheça as palavras mais usadas em inglês.

Apesar dos benefícios, o English-test apresenta como ponto negativo a baixa aceitação oficial como um exame de proficiência. De todo modo, a melhor escolha depende dos objetivos do aluno. Isto é, para incluir esse certificado em seu currículo ou simplesmente testar a fluência, o English-test é super válido.

Como funcionam esses exames online?

Como você pôde perceber, cada exame de proficiência online tem suas regras. Alguns são gratuitos, outros são pagos. Alguns são divididos em mais de uma etapa, outros podem ser finalizados em até uma hora etc.

Para saber qual é o ideal para você, é necessário definir os seus objetivos e necessidades no momento. Se for apenas testar o conhecimento, vale optar por exames gratuitos e de menor duração. Se o seu desejo é ingressar em uma universidade, procure saber qual das opções online contempla a sua instituição dos sonhos. Em outras palavras, tudo varia de pessoa para pessoa.

Vale a pena realizá-los?

Sim, vale a pena realizar os exames de proficiência online. Afinal, ficou nítido que muitos deles são aceitos em diversas instituições de renome. Esse é um benefício essencial para ser considerado. E ainda, mesmo que a universidade ou empresa do seu interesse não aceite, realizar esses testes ajuda na maior preparação.

Desse modo, você aumenta a expertise e mede o seu nível de conhecimento na área. Lembre-se que os exames de proficiência presenciais nem sempre são ofertados em todas as cidades ou capitais. Assim, é necessário gastar também com deslocamento. Por isso, é recomendado que você esteja suficientemente preparado para a prova antes de investir nisso.

Outras vantagens de realizar o exame de proficiência online é a comodidade e otimização do tempo. Afinal, assim como qualquer outra prova, é necessário dedicar um tempo para tal e manter a mente relaxada, para que as tensões não prejudiquem o desempenho. No método remoto, a tendência é que esses objetivos sejam atingidos com mais facilidade.

Quais os principais exames de proficiência online em inglês de mestrados no Brasil?

O principal exame de proficiência em inglês online no Brasil aceito por muitas universidades é o TEAP.

Teste of English as a Foreign Language (TOEFL)

O já mencionado TOEFL é uma das etapas que pode possibilitar o ingresso no mestrado no Brasil. Cerca de 130 países aceitam esse exame e mais de 9 mil universidades e organizações, o que o torna muito popular. Essa popularidade pode ser explicada pela completude do exame.

Durante a avaliação, o aluno é avaliado nos níveis de audição, escrita, fala e na realização de atividades acadêmicas a partir de conhecimentos nesse idioma. Tudo isso contribui para detectar o nível do aluno em cada seção. Para avaliação cada um dos aspectos citados é julgado em até 30 pontos.

Assim, a pontuação máxima do aluno pode ser 120 pontos. Esse processo é dividido em até 4 horas de duração e o resultado é fornecido 15 dias após o teste. O TOEFL pode ser efetuado até alguma das mais de 50 datas disponíveis, que são divididas em 59 centros de aplicações em todas as regiões do Brasil.

No entanto, não se assuste com a popularidade do TOEFL. Em caso de reprovação, é possível remarcar a prova para outra data, desde que isso ocorra com um intervalo de pelo menos 12 dias entre as avaliações. Mas claro, é sempre recomendado se preparar o suficiente para não precisar repetir. Uma das dicas para isso é conhecer a metodologia do inglês Instrumental.

C1 Advenced

É possível que você já tenha ouvido falar neste exame de proficiência com o nome de Cambridge Advanced Certificate (CAE), como era nomeado inicialmente. Isso porque, trata-se de um teste associado à Universidade de Cambridge, uma das mais renomadas do Reino Unido e do mundo.

Esse é um dos exames de proficiência do inglês mais avançados e completos. Isso porque ele avalia a capacidade do estudante ingressar em cursos acadêmicos universitários, como o mestrado, além de cargos com níveis gerenciais.

Para isso, a aplicação é dividida em 4 seções, responsáveis por avaliar a capacidade de escrita, audição, fala e leitura em inglês. Essas seções possuem um tempo de duração total de 235 minutos. A aprovação ocorre quando o candidato consegue atingir pelo menos 180 pontos, de um total de 210.

Outro ponto positivo que esse exame de proficiência demonstra, além da popularidade e qualificação, é que o certificado pode ser aplicado de modo vitalício, sem ter um prazo de expiração. Desse modo, é possível ingressar em algum dos mais de 8.000 órgãos que aceitam esse exame.

Como escolher a melhor opção?

Além das duas opções citadas, saiba que ainda é possível se inscrever no C2 Proficiency, TOEIC, IELTS etc. Seja qual for a sua decisão, saiba que a melhor escolha do exame de proficiência deve levar em consideração as suas necessidades e particularidades de cada avaliação.

Isso porque, todos listados possuem um alto nível de complexidade e exigem um alto grau de compreensão do inglês, seja em nível intermediário ou avançado. Afinal, normalmente eles possibilitam o ingresso em empresas multinacionais e universidades concorridas.

Outro aspecto que vale a pena considerar é o valor de investimento de cada um deles. Os mais altos podem chegar a cerca de R$800 ou R$900. Por outro lado, o TOEFL é um dos mais em conta, com um valor de R$380, segundo atualizações de outubro de 2020.

Então, entendeu como funciona a prova de proficiência de mestrado? Ficar por dentro dessa e das demais informações relacionadas ao exame de proficiência é fundamental para ter melhores resultados e vantagem competitiva, principalmente diante de vagas mais concorridas.

As nossas informações foram válidas para o seu entendimento? Compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem sobre a temática!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.