Logomarca curso Marta Garcia
e-mail formal em inglês

Como escrever um e-mail formal em inglês corretamente? Descubra!

Você sabe como escrever um e-mail formal em inglês? Essa é uma tarefa em que muitas pessoas, inclusive aquelas que conhecem o idioma, se sentem travadas. No entanto, é possível tirar de letra esse desafio ao apostar em alguns truques.

Saber como redigir um e-mail em outro idioma é fundamental para quem deseja se desenvolver profissionalmente e se comunicar de maneira clara. Afinal, com o mundo cada vez mais globalizado, não é difícil que você precise escrever para pessoas de outro país e que dominam outras línguas.

Sendo assim, nada melhor que aprender a escrever um e-mail em inglês de maneira formal, não é mesmo? Neste post, vamos trazer algumas dicas fundamentais para você se sair bem ao se deparar com essa tarefa. Acompanhe e confira!

Por que é importante saber escrever um e-mail em inglês?

O mercado de trabalho está sempre em busca de profissionais competentes e com diferenciais relevantes. O domínio de outro idioma é um dos mais requisitados no ambiente corporativo.

Isso porque, frequentemente, na rotina de uma empresa, é necessário se comunicar com organizações e estrangeiros. É por isso que a maioria dos recrutadores, ao fazer a seleção e contratação de novos colaboradores, estão sempre valorizando os candidatos que apresentam conhecimentos sólidos da língua inglesa, por ser um idioma que muitas pessoas compartilham.

Desse modo, ao mostrar que você sabe como escrever um e-mail em inglês, é possível apresentar um dos requisitos para conquistar uma vaga de emprego, estar em contato com clientes de outros países e, ainda, melhorar a sua imagem profissional.

Contudo, não pense que escrever um e-mail formal em inglês é importante apenas para quem deseja desenvolver a carreira. Ao prestar vestibular para instituições de ensino fora do país ou participar do processo seletivo para a pós-graduação, pode ser necessário se comunicar pelo correio eletrônico, como no envio de uma carta de intenção.

Assim, o melhor a se fazer é aprender as melhores técnicas para caprichar na escrita de um e-mail ou uma carta em inglês e não perder a oportunidade de causar uma boa impressão, quando for necessário realizar essa tarefa.

Como elaborar um e-mail formal em inglês?

Então, o que fazer para caprichar na escrita de uma mensagem em inglês, sem deixar de lado a formalidade? A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar você a ficar muito mais confiante na hora de mandar um e-mail!

Seja breve

E-mails muito longos são cansativos de serem lidos e isso pode fazer com que a mensagem central seja perdida pelo destinatário. Desse modo, procure escrever textos sucintos para garantir que a pessoa entenda exatamente o que você deseja falar.

Ofereça detalhes

Não é porque um e-mail é breve que ele não precisa de detalhes. Lembre-se de que, quanto mais explicada uma mensagem for, maiores as chances de o destinatário entender e você alcançar o seu objetivo.

Forneça as informações necessárias

Desse modo, isso leva à importância de deixar explícitas todas as informações necessárias do e-mail. Assim você garante que nenhum dado relevante será deixado para trás quando outra pessoa ler a mensagem.

Conheça as expressões em inglês para o momento

Utilizar as expressões adequadas facilita muito na compreensão de seu e-mail. Para isso, é fundamental conhecer as frases que são faladas nesse contexto e aproveitar o momento para mostrar que você realmente domina o idioma.

Revise o e-mail

Após concluir o e-mail, faça algumas revisões antes de enviá-lo. Leia como se fosse outra pessoa e veja se é possível compreender a ideia central do texto. Além disso, preste sempre atenção na pontuação e na grafia das palavras.

Quais as principais frases e expressões para utilizar em um e-mail formal em inglês?

Quer saber o que fazer para garantir que o seu e-mail seja breve, detalhado e que, ainda, contenha expressões utilizadas frequentemente no inglês? Não se preocupe, pois também vamos ajudar você com isso!

Fique por dentro de frases que vão ajudar muito na hora de escrever um e-mail em inglês com a linguagem formal!

Dear

A primeira palavra utilizada em um e-mail, geralmente, é voltada para uma saudação. Em conversas formais, o ideal é utilizar o termo “dear”, que significa “prezado (a)”. Logo em seguida, insira o sobrenome do destinatário para manter a formalidade da linguagem.

Se o e-mail for destinado a várias pessoas, é possível utilizar “dear all”. No entanto, se você não tem ideia de quem vai ler a mensagem, é ainda possível dizer “to whom it may concern”, que significa “a quem possa interessar”.

I am writing to you

Depois de cumprimentar o destinatário, é hora de explicar o motivo do contato. Você pode fazer isso dizendo “I am writing to you…” e completar com a razão pela qual o e-mail está sendo escrito.

Thank you for contacting us

Após o cumprimento, é interessante agradecer o contato, caso você esteja respondendo a um e-mail. É importante utilizar as palavras sem abreviações, como “thank you” no lugar de “thanks”, para que você consiga manter o tom formal do conteúdo.

Please, find below

Frequentemente, um e-mail é enviado com o intuito de apresentar um documento ou alguma imagem que seja relevante para o destinatário. Em português, quando queremos nos referir a esse item que está junto da mensagem, dizemos “em anexo”, que pode ser escrito em inglês como “attached”.

No entanto, existe uma expressão alternativa para solicitar que o destinatário veja o anexo abaixo, que é “please, find below”. Dessa maneira, é possível manter o tom cordial e ainda demonstrar domínio sobre o idioma.

Yours faithfully

Você concluiu o e-mail e quer se despedir? Então, aqui vai uma sugestão de expressão frequentemente utilizada quando o assunto é mais formal: “yours faithfully”, que significa “cordialmente”.

Outra opção para anunciar que o e-mail está chegando ao fim é “sincerely”. Seguido de ambas as expressões, é importante informar o seu nome e, se possível, o cargo e a empresa pela qual você está falando. Em caso de contato com instituições de ensino, é possível se apresentar como um candidato a determinada vaga de estudos.

Agora que você já sabe como escrever um e-mail formal em inglês, consegue se sentir mais confiante na próxima vez que precisar encarar essa tarefa? Como visto, entrar em contato utilizando outro idioma não é um bicho de sete cabeças, quando já se conhece a língua estrangeira. Tudo o que você precisa fazer é conhecer algumas expressões para caprichar na mensagem e garantir que o destinatário compreenda bem o que foi dito.

Gostou do post? Então, continue vendo conteúdos como este! Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novas postagens!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.