Logomarca curso Marta Garcia
defesa e qualificação do mestrado

Qual é a diferença entre defesa e qualificação do mestrado? Veja!

Defesa e qualificação de mestrado são conceitos diferentes, mas costumam ser confundidos por muitas pessoas. Assim, saiba que o primeiro se refere a apresentação pública de um trabalho, de acordo com a orientação de um profissional do curso escolhido e com os demais críticos exigidos.

Enquanto isso, a qualificação de mestrado também diz respeito à avaliação do nível de maturidade do aluno em relação a determinada área que ele escolheu estudar, mas essa etapa é anterior e critério para que o estudante siga para a Defesa, que é a segunda e última etapa de avaliação.

Quer entender mais sobre o que é defesa e qualificação de mestrado e como funcionam os dois conceitos? Continue conosco e entenda!

O que é qualificação de mestrado?

Conforme mencionado, trata-se da primeira etapa de avaliação de um aluno para aprovação no mestrado, e é um estágio obrigatório para que haja o diploma. A qualificação deve ocorrer entre um ano e meio e um ano e sete meses de admissão no Programa de Mestrado. A solicitação deve ser feita na secretaria do Curso e preenchida de acordo com um formulário específico.

Funcionamento

A qualificação citada, que mensura o nível de maturidade do aluno, é feita a partir de uma apresentação oral, formada por uma banca avaliadora e presidida pelo orientador do projeto. Além disso, é preciso que o aluno tenha integrado todos os créditos exigidos nos seminários e unidades curriculares.

Como dito, existe um prazo para que a solicitação da Banca Examinadora ocorra, que é composta por 2 membros docentes doutores ou pesquisador e um doutor e 1 suplente.

O presidente da banca é escolhido a partir de uma indicação do colegiado. Se não houver a qualificação do aluno dentro de 2 meses, após a definição da Banca, é preciso solicitar ao Colegiado a formação de uma nova Banca ou revalidação, a partir de uma justificativa.

O que é defesa de mestrado?

A defesa de mestrado é a segunda e última etapa de aprovação, ela também ocorre de forma pública, após o preenchimento de um formulário específico e requisição da banca examinadora com pelo menos 30 dias de antecedência à data da apresentação. Da mesma maneira, existem exigências que precisam ser cumpridas:

  • aprovação no Exame de Qualificação;
  • Finalização dos créditos mínimos em atividades;
  • Informação das datas e indicação de nomes para compor a banca da Defesa.

Funcionamento

A dissertação do mestrado pode ter formato tradicional, com título, introdução, contextualização da temática, objetivos, material e métodos etc. A apresentação do que foi desenvolvido costuma seguir os mesmos tópicos.

A banca formada para avaliação da defesa é composta por pelo menos 3 doutores, incluindo o orientador. A recomendação é que pelo menos um deles não seja vinculado ao programa do curso. Em muitos casos, o aluno escolhe um coorientador, mas esse só pode integrar a banca avaliadora quando o orientador precisa se ausentar por algum motivo.

Percebeu as diferenças entre defesa e qualificação de mestrado? Ambos os conceitos são indispensáveis, obrigatórios e dependentes um do outro para aprovação. Cada um deles conta com regras e exigências específicas que precisam ser analisadas atentamente para evitar erros no processo.

Leia também:

7 dicas para provas de proficiência em inglês do mestrado

87 modelos de provas de proficiência do mestrado para baixar

Guia do Inglês Instrumental para leitura de textos

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.