Qual é a diferença entre defesa e qualificação do mestrado? Veja!
Defesa e qualificação de mestrado são conceitos diferentes, mas costumam ser confundidos por muitas pessoas. Assim, saiba que o primeiro se refere a apresentação pública de um trabalho, de acordo com a orientação de um profissional do curso escolhido e com os demais críticos exigidos.
Enquanto isso, a qualificação de mestrado também diz respeito à avaliação do nível de maturidade do aluno em relação a determinada área que ele escolheu estudar, mas essa etapa é anterior e critério para que o estudante siga para a Defesa, que é a segunda e última etapa de avaliação.
Quer entender mais sobre o que é defesa e qualificação de mestrado e como funcionam os dois conceitos? Continue conosco e entenda!
O que é qualificação de mestrado?
Conforme mencionado, trata-se da primeira etapa de avaliação de um aluno para aprovação no mestrado, e é um estágio obrigatório para que haja o diploma. A qualificação deve ocorrer entre um ano e meio e um ano e sete meses de admissão no Programa de Mestrado. A solicitação deve ser feita na secretaria do Curso e preenchida de acordo com um formulário específico.
Funcionamento
A qualificação citada, que mensura o nível de maturidade do aluno, é feita a partir de uma apresentação oral, formada por uma banca avaliadora e presidida pelo orientador do projeto. Além disso, é preciso que o aluno tenha integrado todos os créditos exigidos nos seminários e unidades curriculares.
Como dito, existe um prazo para que a solicitação da Banca Examinadora ocorra, que é composta por 2 membros docentes doutores ou pesquisador e um doutor e 1 suplente.
O presidente da banca é escolhido a partir de uma indicação do colegiado. Se não houver a qualificação do aluno dentro de 2 meses, após a definição da Banca, é preciso solicitar ao Colegiado a formação de uma nova Banca ou revalidação, a partir de uma justificativa.
O que é defesa de mestrado?
A defesa de mestrado é a segunda e última etapa de aprovação, ela também ocorre de forma pública, após o preenchimento de um formulário específico e requisição da banca examinadora com pelo menos 30 dias de antecedência à data da apresentação. Da mesma maneira, existem exigências que precisam ser cumpridas:
- aprovação no Exame de Qualificação;
- Finalização dos créditos mínimos em atividades;
- Informação das datas e indicação de nomes para compor a banca da Defesa.
Funcionamento
A dissertação do mestrado pode ter formato tradicional, com título, introdução, contextualização da temática, objetivos, material e métodos etc. A apresentação do que foi desenvolvido costuma seguir os mesmos tópicos.
A banca formada para avaliação da defesa é composta por pelo menos 3 doutores, incluindo o orientador. A recomendação é que pelo menos um deles não seja vinculado ao programa do curso. Em muitos casos, o aluno escolhe um coorientador, mas esse só pode integrar a banca avaliadora quando o orientador precisa se ausentar por algum motivo.
Percebeu as diferenças entre defesa e qualificação de mestrado? Ambos os conceitos são indispensáveis, obrigatórios e dependentes um do outro para aprovação. Cada um deles conta com regras e exigências específicas que precisam ser analisadas atentamente para evitar erros no processo.
Leia também:
7 dicas para provas de proficiência em inglês do mestrado
87 modelos de provas de proficiência do mestrado para baixar
11 de abril de 2023 às 14:15
Obrigado eu estou e pesquisa os textos!