Entenda o que é a comunicação não verbal
A linguagem é só mais um recurso da comunicação. Os animais trazem ótimos exemplos sobre transmitir mensagens por outros meios, como o pavão, que abre as penas da cauda para chamar a atenção da fêmea, ou o gato, que ouriça os pelos e mostra as unhas quando se sente ameaçado. Nós também emitimos sinais com a nossa presença a partir das roupas que vestimos, posturas corporais e expressões faciais, por exemplo.
Diferente da comunicação verbal, que pode ser definida pela linguagem falada e escrita, a comunicação não verbal engloba o que demonstramos sem considerar esses aspectos. Com essa importante ferramenta, podemos inspirar empatia, confiança e envolver mais nossos interlocutores no cotidiano e no trabalho. Aprenda como usá-la a seu favor neste artigo!
Aprenda a comunicação não verbal
Ainda que você não saiba, a sua imagem física tem um papel importante na comunicação com o outro, assim como a postura, o tom da voz, o distanciamento ou o contato físico realizado durante uma conversa. O nosso corpo fala além das palavras ditas e pode contradizê-las, deixando a mensagem confusa se não nos atentarmos também à linguagem dele.
As expressões faciais, o alinhamento do tronco, dos ombros, os gestos e a posição da cabeça são outros fatores que interferem na percepção do interlocutor de maneira positiva ou negativa. Mas não precisa se preocupar com todos esses aspectos durante o diálogo, basta considerar aqueles que podem ser integrados para colaborar com o discurso e fortalecê-lo.
Use a comunicação não verbal a seu favor
A boa notícia é que você pode usar a comunicação não verbal a seu favor em situações como apresentações e entrevistas. Aqui estão algumas dicas:
- sorria: o sorriso é envolvente, demonstra empatia e tem grandes chances de ser retribuído;
- demonstre atenção: uma maneira de demonstrar empatia e criar conexão é escutar o que o outro tem a dizer com atenção;
- mantenha a coluna ereta: ombros desalinhados demonstram distanciamento e desânimo;
- faça contato visual: o olhos nos olhos estabelece conexão;
- cuide da tonalidade da voz: uma tonalidade de voz padrão transmite segurança e pode evitar conflitos;
- perceba as suas mãos: braços cruzados e mãos no bolso indicam insegurança e distanciamento, os gestos devem ser suaves e complementares às palavras.
Conquiste o seu público
Observar como o outro se comunica também é uma importante estratégia para entender a eficiência do seu discurso. Bons indícios de que você está indo bem ao falar para muitas pessoas ocorrem quando o público se mantém atento e as reações se apresentam de maneira coesa, como as risadas ou as expressões faciais que acompanham a sua história.
Em uma apresentação, você pode conseguir mais atenção da plateia ao ocupar todos os espaços do ambiente em que estiver discursando e ao fazer contatos visuais com as pessoas, por exemplo. Já em uma entrevista de emprego, a postura, a fala pausada, o tom de voz padrão e o sorriso farão toda a diferença.
No livro “O Poder da Presença”, de Andy Cuddy, o autor conclui que ao conhecermos uma pessoa nova nos perguntamos mentalmente se podemos confiar nela e respeitá-la. Para ele, a forma como nos comunicamos antes de usarmos a linguagem é o que vai decidir se as respostas serão positivas ou negativas. Nesse contexto, é fundamental aprender mais sobre a comunicação não verbal e a importância dela. Use-a para potencializar a sua mensagem.