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Revisão bibliográfica: aprenda 7 dicas de como fazer uma excelente

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Qualquer trabalho científico demanda uma revisão bibliográfica, seja um artigo, um trabalho de conclusão de curso ou projetos de mestrado e doutorado. Isso porque ela apresenta uma importância fundamental no processo de sustentação teórica de uma ideia, teoria ou conceito técnico.

É ela, então, que proporciona um desenvolvimento científico, visto que reconhece e sintetiza o que já foi publicado na comunidade acadêmica e possibilita a aprimoramento das pesquisas referenciadas, contribuindo para o aumento do conhecimento sobre o tema estudado.

Mesmo com sua clara importância, não é incomum encontrar estudantes e profissionais com dúvidas sobre como fazer uma revisão bibliográfica impecável. Se esse for o seu caso, fique tranquilo! Neste post, separamos 7 dicas para você construir o seu texto com facilidade. Confira!

Por que é importante fazer a revisão bibliográfica?

A partir de uma pesquisa bibliográfica aprofundada, é possível conseguir obter uma visão ampla sobre o assunto e um ponto de partida fundamentado em fatos. Isso se deve ao fato de, por meio desse estudo, facilita a compreensão sobre o que já foi publicado a respeito do assunto.

Com a revisão bibliográfica se torna possível um melhor planejamento do projeto de estudo, possibilitando que erros sejam evitados e também a realização dos mesmos experimentos que já tiveram um resultado positivo. Dessa forma, são economizados insumos e tempo. Inclusive, a revisão bibliográfica pode viabilizar a otimização dos processos já feitos ao longo da pesquisa, reduzindo o acúmulo de erros.

Isso melhora confiabilidade e a exatidão dos resultados alcançados, podendo alterar por completo a direção da pesquisa. O fato é que uma boa revisão bibliográfica impulsionará a pesquisa. Logo, ela precisa ser muito elaborada com o intuito de colher todos os seus benefícios.

Dessa forma, às vezes é melhor deixá-la na mão de profissionais, que irão se dedicar de forma exclusiva para essa revisão, enquanto se dá o prosseguimento em outras áreas da pesquisa.

Por que vale a pena ter um curso de inglês completo?

A oportunidade de fazer um curso de inglês completo possibilita uma verdadeira imersão no idioma. Um dos pontos positivos em relação ao curso de inglês é que os alunos se sentem mais seguros quando precisam se comunicar. A confiança deles tende a aumentar, devido ao fato de ficarem boa parte do tempo em contato com o idioma.

Com um curso mais voltado para quem está fazendo ou deseja fazer mestrado, ou doutorado, você estará muito bem preparado para ser aprovado no Teste de Proficiência do Mestrado, Doutorado, Anpad, Teap e Concurso Público por mais que tenha o nível básico. As pessoas que já está dentro do Mestrado, Doutorado ou realizando concursos conseguirão ler seus artigos em inglês com mais fluidez e qualidade.

O fato é que o estudo da língua inglesa pode interferir positiva e diretamente na vida acadêmica e profissional de qualquer pessoa. Ter o domínio de uma nova língua pode viabilizar grandes oportunidades que irão se eternizar pela sua vida profissional, elevando as chances de conquistar cargos e empregos diferenciados, com salários maiores.

Como fazer revisão bibliográfica

1. Fazer um planejamento para Revisão Bibliográfica

Como em qualquer área da vida, a organização e o planejamento facilitam bastante os trabalhos. Ter uma orientação clara do que precisa ser feito é imprescindível para a realização de uma boa pesquisa. Portanto, investir no planejamento deve ser o primeiro passo para a construção do referencial teórico.

Dessa forma, o ideal é montar um plano de ação contendo algumas atitudes práticas para a formulação de uma diretriz. Inicialmente, questione-se sobre a quantidade de estudos publicados na área e se já existe uma revisão do assunto, assim você consegue identificar qual caminho deve seguir.

Depois, defina quais serão as questões a serem respondidas ou criticadas durante sua revisão, baseados nos objetivos gerais e específicos já estabelecidos. Ainda, lembre-se de listar as palavras-chave mais importantes para ter um melhor direcionamento durante a pesquisa de artigos, dissertações, monografias e teses.

Por fim, estabeleça metas a serem cumpridas considerando o prazo final da entrega. Essa pequena atitude garante uma visão mais ampliada do que precisa ser feito e do tempo disponível que você tem para a produção.

2. Ter um objetivo claro para Revisão Bibliográfica

Além de ter um bom planejamento montado, é preciso saber aonde se quer chegar com a revisão. Qualquer redação, mas sobretudo as acadêmicas, precisam seguir uma linha de raciocínio coerente que guie a leitura do texto, conduzindo o leitor a compreender as ideias ali presentes.

Por isso, pesquise nos livros clássicos quais são os conceitos principais sobre o assunto escolhido para ter uma visão geral e elencar os pontos centrais a serem investigados. Depois, dedique o seu tempo para elaborar um roteiro, considerando todos os elementos que precisam ser explicados para chegar no foco do seu estudo. Com isso, você conseguirá achar as informações necessárias sem muita dificuldade.

3. Selecionar fontes relevantes

Outra dica para a construção de uma revisão bibliográfica incrível é selecionar fontes relevantes. Esse talvez seja o momento mais importante da construção do texto, então preste bastante atenção!

A ciência está muito difundida atualmente, o que garante uma enorme quantidade de informações disponíveis sobre os mais variados temas. Contudo, por mais que isso traga uma segurança no sentido de ter mais possibilidades de escrita, traz também uma certa confusão. Afinal, com tantos caminhos a serem seguidos, como escolher o melhor?

Na verdade, é bastante simples: dedique-se à pesquisa de fontes confiáveis em base de dados. Autores renomados e conhecidos internacionalmente são fundamentais na construção de uma revisão forte e coerente. Isso porque eles destinaram grande parte da sua carreira a pesquisas e comprovações acerca do tema, o que garante mais fidedignidade à sua redação.

Nesse sentido, procure refinar a sua busca, dando prioridade aos artigos de periódicos internacionais e depois parta para outras fontes, como os publicados nacionalmente, por bons editores, as teses e dissertações de universidades conhecidas e em anais de conferências internacionais e nacionais.

É claro que existirão diversos conteúdos disponíveis e, por isso, você precisa tomar cuidado para não perder o seu tempo com artigos que não serão produtivos. Assim, procure fazer uma leitura dinâmica de cada texto arquivado, focando nos títulos, resumos e abstract, e, caso necessário, na introdução e conclusão de cada um.

Esse primeiro filtro permitirá um olhar mais crítico quanto aos textos que deverão ser considerados e, também, quanto aos que podem ser excluídos da análise, otimizando seu tempo e refinando sua revisão bibliográfica com conteúdos pertinentes.

4. Organizar os trabalhos consultados

Conforme você já deve ter percebido, existem muitas informações disponíveis atualmente. Por isso, invista em ferramentas que facilitem a organização desses trabalhos e, consequentemente, da sua produção.

Aplicativos como o JabRef e o EndNote podem ser um divisor de águas na hora de escrever o referencial teórico, pois eles arquivam os dados das referências diretamente da internet, permitindo a inserção de citações e a divisão por tema e subtema, fazendo com que você economize tempo e não se perca entre os PDF’s.

5. Escrever de maneira clara e objetiva

Uma boa escrita é resultado de muita prática e leitura, mas isso não quer dizer que não existam técnicas a serem exploradas para facilitar o processo. Dessa maneira, evite ao máximo escrever as ideias dos autores de forma separada.

Por exemplo, não é legal apresentar a ideia de um autor e depois de outro sem fazer uma conexão entre elas. O ideal, então, é fazer uma costura entre os conceitos, apontando os pontos de concordância e divergência que servirão como base para a sustentação argumentativa da sua análise.

Além disso, é bom evitar a apresentação da revisão bibliográfica no modelo de ficha de leitura, ou seja, o autor “X” escreveu isso, o autor “Y” escreveu aquilo, o autor “W” já citou outra coisa. Busque os elementos de divergência e de concordância entre os autores e conte a narrativa da pesquisa. Vamos explicar melhor o que é “ficha-de-leitura” pelo seguinte exemplo:

De acordo com Shingo (1996), a ideia principal do Sistema Toyota de Produção é viabilizar uma movimentação mais harmônica dos materiais entre os setores de trabalho, fabricando peças nas quantidades e nas ocasiões em que são de fato necessários. Para isso, é preciso promover a comunicação entre postos de trabalho de modo eficiente.

Segundo Ohno (1994), pode ser sintetizado o Sistema Toyota de Produção em como “fabricar nas quantidades certas e no momento em que as peças são necessárias”. Ele ressalta a relevância do trânsito de dados entre os colaboradores nos diversos setores de trabalho.

Perceba que ambos os autores estão falando praticamente a mesma coisa, por mais que manifestem seus pensamentos de modo diferente. O papel do pesquisador é entender qual a ideia central, perceber os elementos divergentes e os em comum entre os autores e retratar isso maneira objetiva e clara.

6. Evitar os principais erros

Existem alguns erros que empobrecem o texto acadêmico, como começar os parágrafos já citando os autores. Essa prática indica ao leitor que não houve um estudo muito aprofundado sobre as obras essenciais, diminuindo o interesse de leitura.

Para facilitar, separamos alguns pontos para você ficar atento e evitar na sua redação, confira:

  • uso de poucos autores para embasar os argumentos;
  • referências incompletas ou equivocadas;
  • não concluir as ideias principais abordadas no texto;
  • sessões muito curtas, com repetição de ideias e falta de coerência;
  • interpretação e adaptação singular dos conceitos de outros autores.

7. Contar com apoio profissional

Toda e qualquer produção científica não é feita sozinha. Ter um apoio profissional é fundamental para a construção de um trabalho fidedigno e que contribua, de fato, para a comunidade acadêmica. Assim, não tenha medo de entrar em contato com professores e especialistas da área para tirar suas dúvidas e captar novas ideias. Isso não só enriquece o seu texto, como faz você desenvolver um networking de qualidade.

Por fim, agora você sabe como fazer uma revisão bibliográfica. Você percebe como a produção de uma revisão bibliográfica é sistemática? Lembre-se de que é preciso fazer um planejamento claro e conciso, delimitar um objetivo, ter fontes relevantes e evitar os principais erros. Com essas atitudes, com certeza seu texto ficará impecável.


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1 Comentário

  1. Boa tarde, sou Raul Netia e escrevo da capital de Mocambique, Maputo. gosto da aula de como fazer um trabalho academico. posso ter alguma dificuldade e fazer consulta para este endereco.
    lamento os erros de digitacao e o meu teclado nao ajuda.

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