como fazer mestrado na ufba

Mestrado na UFBA: saiba por que vale a pena ingressar!

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é destaque no Brasil entre as que oferecem cursos de pós-graduação stricto sensu. De fato, fazer mestrado na UFBA tem sido o projeto de vida de muitas pessoas que querem se dedicar à vida acadêmica, pois, além de uma forte tradição, a universidade dispõe de excelente avaliação de qualidade pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em seus cursos de pós-graduação.

A maioria de seus cursos de mestrado e doutorado está com as maiores notas oferecidas pela CAPES, isto é, notas entre 5 e 7. O mestrado em Saúde Pública apresenta nota 7, Patologia Humana e Artes Cênicas têm nota 6. E vários outros, como Biotecnologia, Ciências da Saúde, Medicina e Saúde e Administração apresentam nota 5.

Porém, quando se fala em mestrado, muitas pessoas ficam desorientadas sem saber como proceder para alcançar sua vaga, pois acham muito exigente o processo de seleção. Na verdade, não é difícil, desde que haja atenção e a devida preparação, pois não basta apenas um bom projeto de pesquisa para concorrer; antes, é necessário muito estudo, muita atenção aos editais, um sólido conhecimento em língua estrangeira, entre outras habilidades.

Confira, a seguir, as etapas do processo de seleção de mestrado na UFBA e fique atento para que nada passe despercebido.

Escolha a área de atuação do mestrado na UFBA

Procure entre os cursos de mestrado aquele com que mais você tem afinidade ou domínio. De preferência, que seja um curso relacionado à sua graduação, pois no mestrado, esse conhecimento será aperfeiçoado. Confira a lista completa dos cursos de doutorado e mestrado na UFBA.

Esteja atento ao edital do mestrado na UFBA

Depois de ter a certeza do que se quer cursar, é preciso conhecer todas as regras do edital de seleção. Parece ser algo sem importância, mas muitos se perdem nesse estágio por não conhecerem as regras e especificidades de cada curso, de cada universidade. Uma dica importante é ver editais de seleções passadas, pois eles costumam ser parecidos. Por exemplo, confira o último edital de seleção para o mestrado em Saúde Pública da UFBA.

Muito Cuidado com o Exame de Proficiência em Inglês

Essa é a etapa que costuma ser a mais traiçoeira e difícil do processo, pois na maioria dos cursos ela é eliminatória. O resultado deste teste de proficiência em inglês pode também definir quem fica com uma bolsa ou não de acordo a nota obtida.

Estudos apontam que no último ano cerca de 60% dos candidatos reprovaram na primeira tentativa por acharem que seus conhecimentos prévios na língua inglesa eram suficientes ou que a prova era fácil gerando uma perda de tempo e dinheiro preciosos por terem que realizar uma segunda tentativa.

A prova de proficiência em inglês tem características peculiares e as instituições que preparam os testes com o objetivo de fazer uma triagem efetiva entre os candidatos inserem estruturas complexas de gramática e interpretação de textos de nível avançado.

Se você não domina a estrutura da língua inglesa e seu tempo de preparação é curto, você precisa ir direto ao ponto. Existe uma metodologia de preparação específica para a prova de proficiência em inglês da pós graduação que é chamada de Inglês Instrumental.

Para te ajudar em seus estudos separamos para você alguns materiais de altíssima qualidade. Confira:

30 Modelos de Provas Anteriores de Mestrado

Vídeo Aula de Inglês Instrumental para Pós Graduação.

Enriqueça o seu currículo

Um dos critérios de seleção é a vida acadêmica do candidato, principalmente no período da graduação. Mesmo que você já tenha concluído sua graduação, ainda é tempo de publicar artigos, participar de congressos e fóruns para ter um currículo mais rico.

Prepare a defesa do seu projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa é a sua carta de apresentação. E, na entrevista, a última etapa de seleção, você deve defender para outros professores a sua ideia e suas intenções para a pesquisa. Nesse estágio, chegam aqueles que estão bem preparados. Portanto, se você se preparar bem com os estudos e tiver um bom conhecimento em inglês ou outra língua, não precisa ficar nervoso para esse momento.

É muito importante buscar um mestrado bem conceituado, pois na hora de concorrer no mercado de trabalho, a qualidade do seu curso será levada em consideração. Seja na vida profissional ou acadêmica, uma boa formação será garantia de muito sucesso. E as opções de mestrado na UFBA estão dialogando em cheio com as exigências desse mercado cada vez mais competitivo.

Então, não deixe de compartilhar sua opinião. Comente neste post para sabermos o que você pensa a respeito e quais são os seus projetos para o futuro. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

12 Comentários

  1. Esclarecedor!Agradeço as dicas

  2. Esclarecedor.almejo o mestrado!!

  3. Muito esclarecedor. Obrigada!

    1. Gratidão pela partilha!
      Daqui há uns anos, quem sabe estarei lá.
      🌸

  4. Muito interessante suas dicas, obrigada

  5. Muito interessante, almejo o mestrado.

  6. Gostei muito das dicas, e quero poder receber outras relacionadas ao tema.

  7. Dicas preciosas e esclarecedoras.Obrigada.

  8. Gostei das dicas muito construtivas.

  9. Muito boas as dicas, quanto a ter proficiência em inglês é outro obstáculo.

  10. Obrigada, almejo mestrado de administração.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.