Logomarca curso Marta Garcia
carta de recomendação acadêmica

Aprenda como pedir uma carta de recomendação acadêmica

instituto marta garcia certificado proficiencia mestrado

Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil precisa ter entre os objetivos garantir a execução de uma boa carta de recomendação acadêmica. Esse é um dos requisitos para a concretização dos sonhos, em conjunto com boas notas.

Porém, para conseguir a carta de recomendação acadêmica de forma que encante o comitê de seleção, é preciso seguir alguns critérios específicos que podem ajudar na conquista do curso ou emprego dos sonhos no exterior.

Existem inúmeros pontos que a carta de recomendação acadêmica deve englobar, que também variam de acordo com o tipo de seleção. A seguir, abordaremos os principais deles. Confira!

O que é uma carta de recomendação acadêmica?

Conforme mencionado, quem deseja trabalhar ou estudar fora, normalmente, precisa de uma carta de recomendação acadêmica. Nela deve ter por escrito suas referências para apresentar você ao curso ou emprego desejado sob aspectos não apenas acadêmicos e profissionais, como em currículos, mas também pessoais, incluindo suas qualidades.

Diante disso, a forma como ela é desenvolvida e o conteúdo da carta podem ser fatores decisivos para que a instituição escolhida aceite ou rejeite você. Não à toa, ela é obrigatória na apresentação da candidatura em muitas bolsas de estudo.

Quem deve escrever a carta de recomendação acadêmica?

A maior recomendação é que a carta seja escrita por alguém que conheça o seu histórico escolar e trabalho. Afinal, é preciso atestar suas capacidades, habilidades e referências. Assim, as pessoas que costumam desenvolver esse processo são os professores ou acadêmicos, em diferentes posições na instituição.

Preferencialmente, o autor deve ser aquele com quem você já realizou um trabalho mais direto, como um projeto de pesquisa ou algum outro desenvolvimento prático. Muitos caem no erro de achar que o responsável pela escrita deve ser alguém famoso dentro da instituição ou com nível hierárquico mais elevado. Quando, na verdade, precisa ser aquela pessoa mais próxima de você no sentido acadêmico e profissional.

Como deve ser a elaboração da carta de recomendação acadêmica?

No geral, a carta não precisa ser muito extensa, desde que contenha as informações necessárias de forma aprofundada, como:

  • dados pessoais de quem está sendo recomendado;
  • o cargo exercido e possíveis evoluções nesse meio-tempo;
  • relação de trabalho entre você e quem desenvolve a carta;
  • período de trabalho em conjunto;
  • desempenho e qualidade do indicado;
  • dados para contato com o autor da indicação;
  • motivação para o estudo ou emprego;
  • maturidade emocional, capacidade de resolução de conflitos etc.

Como solicitar uma?

Diante da importância descrita dessa produção textual, é indispensável que a solicitação da carta seja feita com antecedência, o que pode ocorrer tanto por e-mail ou pessoalmente, dependendo das possibilidades.

Existem situações em que o próprio candidato à vaga ou emprego é orientado a escrever a carta de recomendação acadêmica, enquanto o professor ou demais responsáveis apenas assistem e orientam. Nesses casos, as regras permanecem: fale de suas capacidades, habilidades e superações em diferentes circunstâncias. Permita que a seleção conheça o seu melhor.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e continue se atualizando com assuntos da área acadêmica!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.