Logomarca curso Marta Garcia
blended learning

Blended Learning: como esse conceito ajuda a aprender idiomas?

O ensino de idiomas recebe os benefícios da tecnologia e de novos métodos de aprendizagem para que os conteúdos sejam mais facilmente assimilados. Entre eles, estão a sala de aula invertida, gamificação, Blended Learning e muito mais.

Esse último usa estratégias diferentes como debates, palestras, jogos, práticas orientadas, simulações, etc. Sendo assim, vamos conhecer mais sobre ele para que consiga aprender inglês de uma maneira distinta e rápida. Vamos lá?

O que é Blended Learning ou aprendizado híbrido e como funciona na prática?

O Blended Learning significa ensino misto, ou seja, é uma modalidade de ensino e aprendizagem focado no presencial e a distância. Por meio de uma plataforma de EAD, disponibiliza conteúdos, com suporte aos alunos para serem discutidos quando eles estão em sala de aula física.

Essa metodologia está se popularizando porque consegue reunir a prática, praticidade e facilidade das aulas a distância com a troca de experiências e execução no presencial. O que auxilia no aprendizado, principalmente, de idiomas. Entenda melhor a seguir.

B-learning presencial

No ensino híbrido presencial, há uma preocupação com a interação e envolvimento dos aprendizes com os colegas e professores. Aqui, os conteúdos são oferecidos em um software EAD para serem debatidos depois. Inclusive, os trabalhos são realizados em sala de aula e entregues virtualmente.

B-learning a distância

Nessa fase, os sistemas online disponibilizam materiais e recebem trabalhos. Ainda, há fórum de discussão, dicas de conteúdo, etc. Desse modo, os estudantes realizam suas pesquisas, tarefas, estudos em casa e aproveitam as aulas presenciais para fazerem avaliações ou apresentações de trabalho.

Avaliação da aprendizagem

A parte de avaliação da aprendizagem muda de acordo com o método de Blended Learning. No entanto, as duas formas podem ser misturadas, podendo aplicar tanto na apresentação de trabalho presencial como em provas online, presenciais e notas pela participação das conversações.

Como o Blended Learning pode ser útil no aprendizado de um idioma?

Antes de mais nada, é relevante que o aluno saiba o que vai contratar. Por isso, deve conhecer a abordagem do b-learning para tirar dele os benefícios, como estes que serão apresentados. Confira!

Flexibilidade

O ensino híbrido pode ser adaptado a diferentes modelos de aulas, passando das tradicionais até a idiomas. Para ver como funciona, experimente fazer algumas disciplinas antes de pegar todas. Assim, saberá se será adequado ao seu estilo.

Autonomia

Com o Blended Learning, os estudantes obtêm mais autonomia para gerenciar o seu curso. Contudo, é preciso ter compromisso, disciplina, organização e disposição. Somente assim é possível fazer as tarefas nos prazos e alcançar as metas.

Ajustável

Sua proposta é levar disponibilidade aos alunos. Dessa maneira, os encontros presenciais são negociados para que se encaixem no seu horário. Isso permite que ele não atrapalhe seu trabalho e outros compromissos que costumam ser durante a semana.

Efetivo nas dúvidas

No b-learning os professores e estudantes marcam um horário pessoalmente para que as dúvidas sejam sanadas, sobretudo aquelas que surgem naquele exato momento. Logo, o aluno não tem de esperar a comunicação do docente por meio da plataforma EAD.

Retenção dos conteúdos

Como os materiais são acessíveis digitalmente, os alunos enfrentam menos dificuldades para encontrarem o que procuram. Uma vez que têm conexão direta com os docentes para tirar dúvidas, estarão mais preparados para as avaliações e demais provas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.