• Aprender Inglês: começar pela leitura é o melhor caminho

    aprender inglês

    Todo aprendizado de uma língua estrangeira se baseia em quatro pilares: falar, ouvir, escrever e ler. No momento que se domina todas, você pode dizer que é fluente em uma determinada língua. Mas para quem quer aprender inglês com rapidez, para fazer uma prova de mestrado ou doutorado, por exemplo, vem aquela dúvida: por onde começar?

    Se você tem de escolher um caminho, o da leitura é o mais indicado. É o melhor para priorizar. E a justificativa começa por um fator biológico. De acordo com o pesquisador Yehouda Harpaz, quando se é criança, a aprendizagem de uma língua estrangeira é facilitada e as quatro habilidades podem ser absorvidas simultaneamente, o que é bastante explorado em cursos de inglês regulares. Já quando se chega à fase adulta, essa compreensão fica mais difícil.

    Uma maneira de tentar amenizar isso é por meio da leitura. Segundo especialistas, ela é a habilidade mais simples de se adquirir quando se sai da adolescência porque possibilita a identificação mais clara de todas as estruturas que formam uma língua estrangeira, especialmente no que se refere aos grupos nominais, e porque está isenta de sotaques e expressões idiomáticas, que dificultam a compreensão de uma pessoa ainda inexperiente na língua.

    Começar a aprender inglês pela leitura também se torna mais fácil pela grande quantidade de conteúdo para imersão. Cerca de 80% do que está na web está em inglês, assim como muitos manuais técnicos e revistas referências em diversas áreas. E é sabido que quanto mais se treina, mais vocabulário você adquire e assim melhora o seu entendimento.

    Ela também auxilia em um problema para os adultos, que é falta de confiança em um idioma estrangeiro. Ao contrário das crianças, que apreendem de forma orgânica e sem grandes medos de errar, os adultos “travam” quando tentam se comunicar em uma língua que não dominam. Aprender inglês diretamente pela leitura, pula essa fase que pode ser constrangedora e estimula o aprendizado.

    Como começar a aprender inglês pela leitura

    Diversos textos e aplicativos estão disponíveis na internet para auxiliar estudantes que queiram começar o aprendizado de uma língua estrangeira. Também é possível começar com livros para crianças, nos quais a formação de frases e o vocabulário é mais simples.

    Outra possibilidade é investir em aulas de inglês instrumental. Diferente das outras modalidades, o inglês instrumental se concentra na aquisição de uma habilidade linguística por vez, o que facilita o aprendizado por uma faixa etária adulta.
    Quer saber como está a sua leitura em inglês? Clique aqui e confira dicas de como aprimorar seu aprendizado.