• Aceleradores de vídeo? Use-os para aprender inglês mais rápido!

    O Youtube é uma excelente ferramenta de conteúdo para estudantes! A plataforma oferece uma função que pode reduzir o seu tempo de estudo pela metade, sem diminuir nem 1% do conteúdo visto, fazendo com que o aluno estude o mesmo tanto (mas, em menos tempo).

    O acelerador é uma ferramenta simples, que pode ser usada em todos os vídeos do Youtube, inclusive para aprender inglês mais rápido! Quer entender um pouco mais sobre esse recurso? Então, continue a leitura!

    O estudo do inglês

    As pessoas estão em busca constante do estudo e entendimento do inglês. Porém, cada uma tem um motivo diferente para buscar esse conhecimento, como por exemplo:

    Mercado

    O inglês não é mais uma vantagem no currículo de quem é fluente — ele é uma necessidade. Nesse sentido, grande parte dos alunos buscam estudar inglês com objetivo de melhorar o seu potencial profissional.

    Grande parte dos trabalhos necessitam de que se saiba inglês para resolver questões dentro da empresa, seja para estabelecer diálogos com clientes ou ler contratos e conteúdos na língua estrangeira.

    Crescimento acadêmico

    Muitas são as áreas nas quais o inglês é essencial na vida do estudante. Uma delas é na formação do estudante de bacharelado.

    Esse aluno precisa ler e revisar diversos artigos científicos, os quais grande parte estarão em inglês. Sendo assim, sem um domínio da língua, o aluno não conseguirá avançar no curso e dificilmente o aceitarão em uma profissão no futuro.

    Consumo de mídia

    Uma das principais vantagens que uma pessoa tem ao dominar uma língua estrangeira é o amplo leque de consumo que se abre a sua frente, tornando possível ver filmes e séries, ler livros e textos e ouvir músicas e podcasts sem qualquer auxílio (por exemplo, legendas).

    Assim sendo, um estudante terá a oportunidade de consumir tudo de sua língua materna e da língua estrangeira, podendo buscar conhecimento em diferentes fontes e com diferentes referenciais.

    Mas seja qual for o seu intuito ao estudar inglês, cada um tem um ritmo de aprendizado, sendo esse o motivo da importância do uso de aceleradores ou retardadores de vídeo do Youtube.

    As vantagens de acelerar um vídeo

    Tornar um vídeo mais rápido sem perder o conteúdo pode ajudar e muito na hora de estudar por meio do Youtube. Por isso, essa é uma técnica usada por grande parte das pessoas que estudam por meio da plataforma.

    Muitas são as vídeo-aulas de longa duração, e o educador que dá a aula tem uma didática muito lenta. Nesses casos, o melhor a se fazer é acelerar o vídeo em 1.25, ou até mesmo 2 vezes, diminuindo sua duração pela metade e, mesmo assim, não perdendo nada do que é dito na aula.

    Com isso, o tempo de estudo do aluno cairá drasticamente, porém o conteúdo estudado permanecerá o mesmo, fazendo com que o estudante tenha um tempo extra para descansar ou até mesmo para aumentar o conteúdo a ser estudado no dia a dia.

    A vantagem se dá principalmente para aquelas pessoas que têm a agenda muito cheia, na qual o estudo da língua inglesa se torna difícil, pois demandaria muito tempo. Porém, com a utilização dessa ferramenta, o tempo pode ser reduzido à metade, cabendo, assim, no cotidiano dessas pessoas.

    Quando acelerar o vídeo

    Há momentos mais propícios para se acelerar um vídeo do que outros quando se trata do estudo da língua inglesa.

    Por exemplo, vídeo-aulas muito longas, nas quais você talvez não tenha tempo de passar 30 minutos assistindo ao Youtube, mas sim 15. Ou em revisões de matérias já vistas — assim, apenas uma passada pelo conteúdo bastará para que você se lembre daquilo que foi visto anteriormente.

    Uma outra situação na qual é de extrema importância se utilizar do acelerador é no estudo de áudios, onde geralmente a pessoa fala de maneira muito mais calma do que os norte americanos falam em seu dia a dia. Dessa forma, acelerando o vídeo, o diálogo se aproximará muito mais da realidade.

    Os benefícios de desacelerar os vídeos

    Muito já foi dito sobre acelerar os vídeos, mas quando desacelerar um vídeo se torna vantajoso para o aluno?

    Isso é simples: quando o estudante ainda está acostumando seu ouvido ao inglês e desenvolvendo sua escuta, é necessário ver e ouvir o vídeo de maneira mais calma, fazendo com que o conteúdo seja compreendido.

    Sendo assim, caso esteja tendo dificuldades em entender o que está sendo passado em uma vídeo-aula na velocidade normal, desacelerar o vídeo se tornará vantajoso, mesmo fazendo com que o vídeo seja mais longo.

    Lembre-se: acelerar o vídeo é uma ótima ferramenta para economizar tempo e rever matérias. Caso o conteúdo gramatical seja mais complexo, opte por desacelerar — assim, o estudo se tornará mais fácil, pois o objetivo é sempre a compreensão do conteúdo em primeiro lugar.

    Quando desacelerar o vídeo

    Muitas são as situações onde o retardo do vídeo se tornará uma vantagem para o estudante, como em situações nas quais o conteúdo é de difícil entendimento ou o estudante ainda não tenha uma familiaridade tão grande com o inglês.

    Nesses momentos, é necessário que o aluno treine os seus ouvidos, portanto, desacelerar o vídeo para uma melhor compreensão daquilo que é dito. Mesmo que isso faça com que áudios se destoem da realidade, às vezes é necessário começar de forma mais lenta para ir acelerando conforme avança no conteúdo.

    Como alterar a velocidade do vídeo no youtube para aprender inglês mais rápido

    Essa é uma ferramenta de uso simples, que não necessita de programas externos.

    Para acelerar ou retardar um vídeo no Youtube, basta clicar na engrenagem que se situa no canto inferior direito de qualquer vídeo da plataforma. Em seguida, vá em velocidade e escolha aquela de sua preferência, sendo de 0 a 1 retardantes e de 1 a 2 aceleradores.

    Para voltar a velocidade normal, basta seguir o mesmo procedimento. Em vez de clicar em um número entre 0 e 2, basta escolher a opção “Normal”.

    Com isso, o estudante estará mais do que preparado para aprender inglês mais rápido do que o normal, gastando menos tempo e revisando cada vez mais conteúdo.

    Caso tenha gostado das dicas, compartilhe o texto em suas redes sociais para mostrar a mais pessoas essa ferramenta que pode ser de grande ajuda.