• 6 ótimas dicas para você estudar inglês em grupo

    Quando o assunto é aprender inglês, pode ser difícil se manter motivado, não é verdade? A quantidade de regras, phrasal verbs e expressões idiomáticas fazem com que muitas pessoas fiquem perdidas e acabem deixando a peteca cair.

    A boa notícia é que o processo pode ficar bem mais fácil se você aprender inglês em grupo, se divertindo e até assimilando os conteúdos com mais facilidade. Ficou interessada? Então veja algumas dicas que você pode adotar hoje mesmo! Let’s start!

    Quais as vantagens de estudar inglês em grupo?

    Se você ainda não reconhece nenhum benefício nessa prática, então pode ser que se surpreenda com as informações contidas neste post que está lendo. Afinal de contas, estudar inglês em grupo é uma maneira de trocar o conhecimento de forma leve e descontraída.

    Para quem não sabe, essa prática é um ótimo caminho para a assimilação e fixação de conteúdos. Ou seja, depois de se dedicar alguns minutos, é bem provável que você consiga guardar muito bem o que aprendeu. E isso acontece, pois a gente só aprende uma língua quando a usa com frequência e com outras pessoas!

    Além disso, essa é uma ótima maneira de estimular a sua conversação, no caso do inglês instrumental, e outras habilidades importantíssimas para quem quer falar outro idioma fluentemente. Portanto, não perca mais tempo e inclua essas atividades no seu calendário de estudos:

    Como fazer isso?

    1. Cante músicas em inglês com os amigos

    Uma turma de amigos sempre gosta de sentar e cantar uma boa música, acompanhada de um violão, não é mesmo? E porque não transformar esse momento em uma oportunidade para treinar o seu idioma?

    A música pode ser uma ótima fonte de inspiração e pode ser também uma boa maneira de treinar a pronúncia e a compreensão. É claro que nem todas as músicas podem ser consideradas uma referência para aprender inglês, até mesmo porque muitas delas usam gírias e formulam as frases de formas um pouco mais livres — considerando a tal licença poética.

    Ainda assim, existem algumas canções que podem conter uma ótima oportunidade para aprender inglês! Além de cantar juntos, vocês podem aproveitar para criar uma competição onde cada hora um (ou um grupo de amigos) canta. Quem tiver a pronúncia mais certinha pode ganhar prêmios e ficar cada vez mais motivado. Divertido, não?

    Outra boa oportunidade é por meio do karaokê. A maioria das opções disponíveis oferece as letras como forma de acompanhamento e você pode até escolher o nível de inglês que preferir. Um bom exemplo é o site Lyrics Training, que faz você cantar a ainda escrever as palavras que faltam, estimulando sua compreensão e desenvolvimento.

    2. Faça uma sessão cinema com filmes e séries

    Amigos, filmes e comida boa. Esse é um programa irresistível, principalmente para um domingo chuvoso, concorda? Vocês podem aproveitar para assistir ao filme sem legendas ou ainda com as legendas em inglês, à medida que faz com que você se esforce e envolva muito mais.

    Essa é uma maneira de se divertir e até aproveitar para debater sobre o assunto tratado na obra depois. Assim, vocês ficam sabendo se entenderam direitinho ou até se “pescaram” algum aspecto de forma diferente.

    É claro que a escolha do filme ou da série de TV deve respeitar o seu nível de inglês. Se você está começando agora, por exemplo, pode pegar um modelo mais simples ou até mesmo um feito para crianças. Sem essa de ter vergonha! A gramática e vocabulário são mais simples e você consegue assimilar mais rapidamente pela repetição.

    Para finalizar e fazer esse momento ainda mais especial, não deixe de investir em uma pipoca e um brigadeiro de colher. Essa é a mistura certa para uma noite bem gostosa!

    3. Leia livros e compartilhe as histórias

    Se você é amante da leitura então vai amar essa dica sobre como aprender inglês em grupo. Vocês podem se reunir e criar ‘um clube do livro’, por exemplo. Nele, você e seus amigos escolhem alguma obra em comum e fazem uma reunião periódica para debater o assunto, o conteúdo e as percepções do texto em outra língua.

    Essa é uma maneira interessante de criar um vínculo entre vocês, de compartilhar novas palavras e expressões e até de pedir ajuda sobre alguma parte que você não entendeu direito. E o melhor: tudo isso é feito em inglês! Sejamos francos: essa é uma ótima maneira de treinar várias habilidades, não é?

    4. Crie grupos de conversação no WhatsApp

    Estamos sempre conectados aos smartphones e, principalmente, ao WhatsApp, que é um dos aplicativos mais acessados — isso é fato. Então, porque não aproveitar essa oportunidade para potencializar sua aprendizagem no idioma. Nada mal, concorda?

    Crie um grupo e coloque apenas as pessoas interessadas em falar somente em inglês. Esse vai ser um ambiente para vocês praticarem todas as habilidades — o writing, o speaking e até mesmo o reading e o listening, já que é possível enviar e receber áudios — sobre a rotina e demais assuntos.

    Acredite, quanto mais você imergir no idioma, mais fácil você aprende! Quando menos perceber, você já vai ter desembolado muitas habilidades, tudo isso sem grandes esforços, e com a ajuda de um aplicativo que você já usa normalmente no seu dia a dia.

    5. Cozinhe junto com seus amigos

    Reunir uma galera fica bem mais fácil quando envolve uma comida gostosa. A novidade é que até esse ponto pode ser bem aproveitado para aprender uma língua estrangeira.

    Pode ser que você nunca tenha pensado nessa possibilidade, mas você e seus amigos podem aproveitar para conversar em inglês, aprender mais sobre um vocabulário específico e decorar os ingredientes de várias receitas e pratos, num momento de descontração.

    Tudo isso sem contar que você pode aproveitar para se inteirar sobre as medidas usadas em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo — já que lá é diferente das medições daqui — e aumentar ainda mais o seu conhecimento linguístico. Você vai compreender as coisas de forma mais apurada e, de quebra, ainda saborear comidas deliciosas em boas companhias.

    6. Participe de jogos e competições

    Os jogos de videogame seguem atraindo muitas pessoas e eles sempre foram uma ponte incrível para desenvolver o inglês. Já existem muitas opções que contam uma “história” de plano de fundo, sendo uma ótima oportunidade de memorizar um novo vocabulário.

    Entretanto, engana-se quem pensa que é só isso. Os jogos de tabuleiro ou de mesa também podem ajudar muito. O exemplo mais clássico é o Taboo e você pode começar a praticar no próximo encontro com a turma de amigos.

    Basta escrever algumas palavras em inglês em um papel e fazer com que as pessoas tentem adivinhar com mímicas. Vocês vão se divertir, morrer de rir e aprender bastante, tenha certeza disso. Como você deve imaginar, a equipe que fizer mais pontos vence!

    Depois de ler todas as dicas que listamos aqui, você não tem mais dúvidas que aprender inglês em grupo é uma forma divertida e eficiente de melhorar o idioma estrangeiro, não é mesmo? Aproveite essa oportunidade e use seus sentidos e habilidades para se desenvolver cada vez mais e ter sucesso na vida profissional e acadêmica.

    Se você gostou do nosso conteúdo e quer continuar por dentro, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e Google+. Nos vemos por lá!