• 15 dicas para criar uma rotina e estudar a distância

    estudar a distância

    Estudar a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no mundo, até porque o estudo presencial nem sempre é de fácil acesso a todos: as aulas muitas vezes não se encaixam no cotidiano das pessoas, seja pela dificuldade de chegar ao curso, de conciliar aulas, trabalho e vida pessoal etc.

    Levando dados como este em consideração, a cada dia surgem oportunidades de estudar a distância com soluções adaptadas aos alunos, para que possam montar sua própria rotina de forma prática e produtiva para terem bons resultados. Estudar a distância oferece flexibilidade e por causa disso muitas pessoas estão tendo resultados incríveis. Mas para atingir os objetivos, é preciso organização.

    Pensando nisso, o Curso Marta Garcia resolveu ajudar a preparar sua rotina para estudar a distância: separamos 15 dicas para você planejar ações para melhorar sua concentração e seu rendimento. Acompanhe:

    1) Organize-se e planeje-se

    A primeira coisa que você deve fazer ao estudar a distância é saber quanto tempo terá de dedicar aos estudos – e respeitá-lo. Depois que você já tiver esse tempo definido, monte um cronograma para planejar seus estudos, dividindo-o em dias e horários para cada disciplina ou assunto. É importante que você siga esse calendário de forma regrada, para que não dedique pouco tempo a temas mais importantes ou tempo demais a matérias de menor relevância e complexidade.

    2) Crie um ambiente propício para estudar a distância

    Tão importante quanto o que você estuda é o lugar onde você estuda, pois isso influenciará sua memorização e entendimento sobre cada assunto. Embora cada pessoa tenha um limite diferente, no geral é preferível escolher um local silencioso, bem iluminado e onde você possa se sentar adequadamente. Seu corpo e sua mente agradecem.

    3) Não se sobrecarregue

    Estudar bastante é um dos fatores fundamentais para quem quer se dar bem em qualquer curso, mas é preciso equilíbrio; não assuma mais do que consegue cumprir. Você precisa de um determinado tempo para cada disciplina, e se você abraçar conteúdo demais, não se dedicará direito a todas as matérias, o que pode até acarretar em uma reprovação ou ao aprendizado de baixa qualidade.

    4) Crie listas de prioridades

    Se você está estudando determinados temas, é porque todos eles são importantes. Mas é claro que alguns vão ter mais peso do que outros, seja pela relevância que têm no curso, seja por sua facilidade em estudá-los e aprendê-los. Por isso, priorize sempre aquilo que é mais importante para o curso e também o que você tem mais dificuldade para aprender.

    5) Não deixe as tarefas e entregas para última hora

    É muito comum, pelo fato de termos de administrar nosso próprio tempo, deixarmos as coisas para última hora, principalmente quando optamos por estudar a distância. Por isso você precisará se programar para fazer trabalhos e estudos com antecedência. Esse tempo depende da natureza da tarefa, mas não deixe nada para o dia anterior à entrega ou para o mesmo dia. Se fizer isso, é capaz de ter de virar a noite realizando algum trabalho, e o resultado pode ser inferior ao esperado, ou você pode até mesmo não conseguir entregar.

    6)  Faça as coisas nos prazos

    Esse item é complementar ao anterior: além de se planejar para fazer as tarefas com antecedência, evite deixar de entregar algo. Geralmente segundas chamadas de provas são cobradas, e muitas vezes a atividade de reposição não é igual à original, dificultando os estudos e atrapalhando o seu cronograma.

    7) Evite distrações

    Quando for estudar, tenha disciplina para não se sabotar com distrações: desligue o celular, não acesse redes sociais, feche navegadores e bate-papos, peça para sua família não vir falar com você a não ser que seja algo muito importante. E, para não se distrair com a fome e ter que ir até a cozinha, deixe sempre um lanchinho perto de você.

    8) Crie mecanismos para se motivar a estudar

    Sabemos o quanto é difícil manter-se motivado, principalmente para quem leva uma vida corrida e tem de conciliar os estudos com outros aspectos do dia a dia. Mas você pode utilizar algumas técnicas para não perder o ânimo, como distribuir os assuntos estudados de forma a não concentrar os mais fáceis ou complexos em um só dia.

    Tente mesclar disciplinas que você tem facilidade com temas que você tem dificuldade, ou as mais teóricas com as mais práticas. Assim você se sentirá menos entediado e “descansará” de um tema exercitando outro. Além disso, sempre que conseguir cumprir uma meta de estudos, “presenteie-se” com algo, como, por exemplo, 5 minutos de descanso.

    9) Não se prenda ao conteúdo oferecido pelo curso

    Estimule-se a conhecer mais sobre os assuntos abordados no curso, e não fique preso apenas ao conteúdo oferecido pela ementa. Complemente o ponto de vista do material disponível com outras fontes para expandir seu aprendizado, desde que essas fontes sejam confiáveis.

    10) Não fique com dúvidas

    Embora a relação entre alunos e professores seja um pouco menos dinâmica quando se resolve estudar a distância, isso não deve ser impedimento para que você tire todas as suas dúvidas. Esclareça-as sempre. É comum que os cursos criem fóruns de discussão ou sessões dedicadas a sanarem questionamentos. Caso não tenha essa alternativa, crie grupos de debate em redes sociais com seus colegas e mande e-mails para os professores com suas perguntas.

    11) Use as novas tecnologias para aprender mais

    Atualmente existe uma série de ferramentas online que nos aproximam do conhecimento. Alguns exemplos são podcasts, videocasts, chats, aplicativos mobile, enciclopédias, bancos de dados e dicionários online, fóruns e até mesmo as redes sociais. Use-as para se comunicar com professores e outros estudantes e para encontrar novos materiais e abordagens sobre os temas estudados.

    12) Seja independente

    Os cursos a distância nos proporcionam mais liberdade para gerenciar nosso tempo de estudo, mas também exigem que o aluno tenha mais responsabilidade e independência para gerenciar sua programação e executar suas atividades. Nem sempre você poderá depender dos lembretes do professor para uma prova e nem dos colegas na execução de trabalhos, já que muitas tarefas terão de ser feitas individualmente.

    13) Saiba trabalhar com os colegas

    Apesar de muitas atividades serem individuais, não significa que você terá de fazer tudo sempre sozinho. Algumas tarefas poderão ser coletivas, e aí surge mais um desafio: como trabalhar com uma equipe remota? Novamente isso exigirá de você muita disciplina e organização, mas em compensação você poderá trocar experiências muito interessantes com seus colegas.

    14) Cuidado com o plágio

    Tome muito cuidado com o material que utilizará em suas referências e jamais assuma algo que não é seu como de sua autoria. O plágio é um erro em qualquer situação, e é cada vez mais fácil detectá-lo com as ferramentas digitais.

    15) De vez em quando, faça uma pausa

    Estudar é essencial para o êxito em um curso, mas você também precisará recarregar as energias. É necessário tempo para descansar, dormir, comer, ficar com a família e amigos e se divertir (isso quando não se trabalha). Respeite esses momentos.

    Uma boa ideia para descansar é seguir a Técnica Pomodoro. Talvez você já tenha ouvido falar dela. Trata-se de um método de gerenciamento de tempo que consiste em períodos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’. A cada 25 minutos de atividade (no seu caso, de estudo), você faz uma pausa curta (de 3 a 5 minutos). Após 4 pomodoros, você faz uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Assim, você tem um tempo para descansar a mente e pode utilizar a pausa para se “presentear”, como dar uma olhada no celular e nas redes sociais.

    Essas dicas são muito úteis para gerenciar o tempo e a qualidade do seu estudo, mas o mais importante depende de você: sua força de vontade e persistência para colocar seus planos em prática, estudar a distância e conquistar o que você deseja.

    Que tal, então, testar essas técnicas? Confira outras dicas no nosso blog.

    Comente abaixo se gostou das dicas.

  • Comentários
    Nayrana

    Adorei as dicas.
    Grata


    Marilisa

    Gostei muito!


    Joelma

    Ótimas dicas!!
    Obrigada!!!!😉


    Juscivânia

    Gostei das dicas! Grata!


    Jim

    Muito legais as dicas!!