• 10 jeitos super criativos para treinar o seu inglês

    Para que o aprendizado da língua inglesa seja realmente eficaz, é muito importante que ele vá além dos muros da escola ou das páginas dos livros didáticos. Treinar inglês em novos ambientes é fundamental, pois é por meio da prática que se adquire a proficiência do idioma.

    Incluir o inglês em alguns hábitos diários fortalece o vocabulário e a construção de frases. E o melhor: com uma rotina já tão corrida, você não precisa dedicar mais tempo ao estudo do idioma: é só praticá-lo no dia a dia.

    Confira as dicas que preparamos para que você treine seu inglês de maneira criativa e eficiente:

    1. Escreva sua lista de tarefas em inglês

    Está atarefado hoje? Não pode nem pensar em estudar inglês? Que tal, então, começar o dia escrevendo seus afazeres em inglês? Essa é a famosa to-do list (lista de tarefas).

    O interessante é que você escreva frases completas, utilize diferentes tempos verbais e um vocabulário diversificado. Você pode expandir a ideia para outras listas, como as para fazer a sua mala para uma viagem (no caso, uma checklist) ou mesmo as do mercado, onde você pode aprender muitas novas palavras para produtos e utensílios que usa diariamente.

    2. Aproveite os períodos de deslocamento para treinar inglês

    Perdemos muito tempo no trânsito, seja entre a casa e o trabalho, o trabalho e a faculdade, ou até mesmo para visitar amigos e familiares. Esse é um tempo precioso que você pode começar a aproveitar para treinar inglês.

    Para aqueles que utilizam transporte público, a dica é ler um bom livro em inglês. Comece com histórias simples ou procure um assunto de seu interesse, que seja motivador.

    Depois, aumente o grau de dificuldade, para que você saia da zona de conforto e tenha que buscar palavras no dicionário, por exemplo. Ande sempre com um dicionário no bolso! (Há alguns disponíveis para baixar em seu celular, inclusive.)

    O treino de leitura, aliás, é importante para quem está estudando para as provas de proficiência do mestrado e doutorado. É uma maneira natural de aprender vocabulário, gramática, pontuação e interpretação de texto. Ou seja, fundamental!

    Quem utiliza o carro, por sua vez, pode configurar o GPS para inglês. Essa é uma boa maneira de treinar instruções de localização.

    3. Anote as novas palavras

    A verdade é que o inglês já faz parte de nossa rotina. Com quantas palavras nesse idioma nos deparamos diariamente? Então que tal começar a anotá-las? Para isso, vale um bloquinho ou o celular. Pesquise, depois, seu significado e sua pronúncia correta. Essa é uma excelente forma de aumentar o vocabulário.

    O contrário também é possível. Comece a pensar como seria dita uma frase que você utiliza habitualmente em inglês. Anote todo o vocabulário que você quer saber e tire um tempo no fim da semana para pesquisar todas essas palavras e expressões em sua versão em inglês!

    4. Traduza reportagens

    O noticiário internacional está presente em nossas vidas. O que acontece lá fora tem um impacto direto aqui e é sempre bom estar informado.

    O que acha de consumir a informação direto da fonte? Sim, você pode incluir na sua rotina de leituras o site do The New York Times ou The Guardian, por exemplo.

    Se política ou economia não são seus assuntos favoritos, procure outro tema. Sempre há artigos interessantes nesses sites. Além disso, você poderá, em tempo real, tirar suas dúvidas em um tradutor online. É uma maneira de se manter informado e esbanjar conhecimentos do mundo e de outra língua!

    5. Assista a séries e filmes com legendas em inglês

    Sabe aquela série favorita? Pois é, ela está disponível com áudio e legendas em inglês.

    Aquele momento de relaxamento que você tem no fim do dia em casa pode virar uma maneira criativa e super eficiente de treinar inglês.

    No começo, será um pouco difícil. Por isso, opte por uma série que você acompanha ou filme que já tenha assistido. E o mais importante: não queira entender cada palavra. O objetivo é apreender o contexto geral.

    Depois, com mais experiência, você pode começar a treinar a relação escrita/pronúncia. Num nível ainda mais avançado, você poderá assistir apenas com o áudio. Esse dia pode parecer distante, mas ele vai chegar após muito estudo e prática do seu inglês!

    6. Cante em inglês

    Como já dizia aquele velho ditado: “Quem canta seus males espanta”. Se for em inglês, melhor ainda! A música, sem dúvida, é uma das maiores influências do idioma que temos no nosso dia a dia.

    Comece acompanhando a letra escrita de músicas da sua banda favorita. Há muitos sites que disponibilizam esse tipo de material. Procure entender o significado. Repare nas novas palavras, nos tempos verbais.

    Agora, é só cantar junto. Solte a voz! Pode ser no chuveiro, num videokê particular, ainda tímido. Com o tempo, quem sabe, você não estará se aventurando num bar de karaokê? Treine bastante e arranque aplausos da plateia!

    7. Abuse dos jogos em inglês

    Para quem gosta de jogos, a dica é baixá-los em inglês. Seja no computador ou no smartphone, que, inclusive, podem ter como idioma padrão o inglês.

    Em jogos mais simples, você receberá instruções básicas no idioma, o que ajudará na aquisição de vocabulários.

    Outros jogos mais complexos, principalmente para videogame, contêm diálogos enormes em inglês. Aqui também você terá a opção de legenda em inglês, como nos filmes. Essa é uma maneira muito divertida de treinar o idioma – inclusive, uma maneira que pode envolver mais pessoas! Que tal puxar seu namorado ou namorada para jogar algo em inglês?

    8. Encontre amigos estrangeiros

    Pode ser um amigo virtual, o importante é que conversem. Você pode entrar num chat online, comentar em posts de Facebook e blogs de estrangeiros.

    Há ainda opções para quem quer sair do virtual. A comunidade CouchSurfing é uma rede social que reúne pessoas de todo o mundo com o objetivo de se conhecerem, trocarem informações e até oferecerem hospedagem.

    Você pode procurar estrangeiros que estão na sua cidade e marcar um encontro num café ou levá-los para conhecer um ponto turístico.

    9. Cozinhe

    A cozinha é um ambiente muito bom para adquirir vocabulário. Comece com os nomes dos ingredientes. Depois, passe para os verbos, como refogar, assar etc.

    Além disso, há uma enorme oferta de programas de culinária em inglês. As atrações do chef britânico Jamie Oliver, com sua cozinha prática e saudável, podem ser um bom começo!

    10. Faça um balanço do dia em inglês

    Essa é uma dica importante. À noite, antes de dormir, pense em inglês como foi seu dia. Faça também um planejamento mental das tarefas para o dia seguinte. Essa é uma maneira excelente de treinar os diferentes tempos verbais.

    Viu como estudar um outro idioma pode ser algo prazeroso e divertido? Se você gostou das nossas ideias de como treinar inglês de maneira criativa, não deixe de assinar nossa newsletter para receber ainda mais dicas!

  • Comentários
    Deise

    Excelente !